Concluída 1ª etapa do Sabaz Leste que resolve problema de falta d’água na região em Araras, SP

Equipes do Saema fazem a última interligação da tubulação do Sabaz Leste na Estação Elevatória do José Ometto, em frente ao Estádio Hermínio Ometto

Primeira etapa foi concluída nesta semana, reforçando o abastecimento de água nos reservatórios, com 92 litros/segundo, numa rede exclusiva para a Região Leste.

Famílias que moram na região leste não vão mais enfrentar problemas com falta d’água. A Prefeitura de Araras e o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) finalizam neste sábado a primeira etapa do Sabaz Leste (Sistema de Abastecimento da Zona Leste), que já vai reforçar o volume de água distribuído nos bairros da região. Esse é mais um compromisso cumprido pelo prefeito Junior Franco, que deu início à implantação do sistema neste mandato.

Com a interligação concluída neste sábado (7), a região já passa a receber mais 92 litros de água por segundo numa tubulação exclusiva, que chegam à Estação Elevatória em frente ao Estádio Hermínio Ometto, e são distribuídos em residências e comércios.

O Sabaz Leste envolve uma rede de água exclusiva para abastecer a região leste, saindo da ETA (Estação de Tratamento de Água), que fica na sede do Saema, no Jardim Cândida, e chegando à Estação Elevatória do José Ometto. Um novo reservatório no Jardim Myrian, que já está em construção, também faz parte do sistema para reforçar a distribuição de água especialmente nos bairros mais altos e extremos da região, como os residenciais Prefeito Warley Colombini, Portal do Sol e Prefeito Jair Della Coletta (Orquídeas).

clique na imagem e saiba mais

O Sabaz foi dividido em duas etapas. A primeira, já concluída, consiste na interligação da rede de água da Rua Lins à Estação Elevatória do José Ometto, já possibilitando o reforço inicial no abastecimento. A segunda etapa vai interligar a ETA à rede que passa pela Rua Lins, completando o sistema e reforçando o abastecimento da região com cerca de 320 litros de água por segundo.
O projeto foi desenvolvido pelas equipes técnicas do próprio Saema e consiste em uma nova rede de água para abastecer a região leste, que terá, ao todo, cerca de 8 km de extensão, sem ramificações. A obra envolve a instalação de tubos de 630 mm de diâmetro ao longo do trajeto.

A autarquia salienta que essa nova rede não irá desabastecer nenhum outro bairro da cidade, pois a Estação de Tratamento de Água tem capacidade para suprir toda a cidade por mais de 20 anos ainda, e que o problema da região leste e dos bairros mais afastados sempre foi na rede de distribuição, não por falta de água nas represas. O Sabaz Sul foi concluído no mês passado e já resolveu o problema da falta de água em algumas localidades da região sul, como Narciso Gomes, Jardim Santa Catarina, Parque Angra dos Reis e Parque. Atualle. O Sabaz Norte também está sendo executado, mas por etapas.

Mesmo assim com a melhora na distribuição de água, o Saema pede a colaboração de toda população no sentido de fazer o uso consciente, que é um bem limitado, evitando lavar carros e calçadas, fechando a torneira enquanto escova os dentes e faz a barba, tomando banhos curtos, reaproveitando água para lavar quintais, entre outros pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.