Confira como é feito o curso de motorista da ROTA, a tropa de elite da PM paulista

A ROTA é uma das instituições mais respeitadas pela população e também uma das mais populares do Brasil.

Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo ainda uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar, e desde sua criação em 15 de outubro de 1970, ela tem como objetivo o patrulhamento ostensivo e de maior risco.

A ROTA é uma das instituições mais respeitadas pela população e também uma das mais populares do Brasil. Nos momentos mais conturbados da história a ROTA esteve presente. A ROTA participou do Golpe de Estado no Brasil em 1964, que derrubou o Presidente da República João Goulart, democraticamente eleito vice-presidente, e que iniciou a ditadura militar brasileira.

clique na imagem e saiba mais

Em 15 de outubro de 1970, passou a denominar-se Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA. Um dos primeiros policiais de ROTA a tombar no combate a guerrilha urbana é o cabo PMESP Nelson Martinez Ponce, assassinado ao tentar salvar os passageiros de um ônibus em Vila Brasilândia que estavam sendo retirados sob ameaça de armas dos guerrilheiros do MOLIPO em 1 de novembro 1971.

 A ROTA permanece como a unidade policial de elite mais temida pelos bandidos em São Paulo. O Jornal do Carro participou de primeiro dos três níveis do treinamento de direção da Rota, com os SUVs Toyota SW4 e Chevrolet Traiblazer. Acompanhe no vídeo abaixo: