Confira quais testes estão sendo mais utilizados em entrevistas de emprego!

Não é incomum que o RH aplique testes em candidatos a vagas específicas. 

O teste comportamental é um recurso utilizado por diversas empresas, com o objetivo de verificar se os candidatos estão aptos a desenvolver determinadas funções, se possuem o perfil desejado para fazer parte do quadro de funcionários ou se conseguem, por exemplo, trabalhar em equipe.

Quando aplicados corretamente, os testes facilitam os processos de recrutamento e solução, permitindo contratações mais assertivas e com menos possibilidade de frustração. E há ainda outra vantagem: os testes podem ser aplicados em empresas de porte pequeno, médio ou grande.

Neste artigo, falaremos sobre alguns dos testes que têm sido mais frequentes nas entrevistas de emprego. Confira!

Teste de emprego: vejam quais têm sido mais utilizados

Um dos testes mais comuns é o de Fit Cultural. O termo diz respeito ao alinhamento que um candidato possui com uma empresa, em relação aos valores, atitudes, crenças, comportamentos e afins.

A cultura de uma companhia deve ser compartilhada por toda a equipe. Isso inclui, além dos gestores, os funcionários de todas as áreas, independente do seu posto na hierarquia interna.

Se há alguém que não dialoga “com o todo”, essa pessoa tem altas chances de deixar o posto em pouco tempo ou, em situações extremas, de perturbar a harmonia das relações e o desenvolvimento do trabalho cotidiano.

Um teste de fit cultural, portanto, permite que o recrutador consiga identificar quais são os candidatos com maior potencial de somar ao quadro de funcionários já existente.

Não existe um modelo único de teste para essa questão; o ideal é que o RH desenvolva uma série de perguntas ou aplique um questionário online, com redação ou similar, para ouvir o possível funcionário e entender como ele se posiciona no mundo.

Algumas das questões que podem colaborar para a criação de um bom teste de fit cultural envolvem:

  • Você tem facilidade para trabalhar em equipe ou funciona melhor sozinho?
  • Quais são as características desejadas por um bom líder?
  • Como você lida com feedbacks positivos e negativos?
  • Como você reage quando os resultados saem abaixo do esperado?

Testes cognitivos

Algumas funções exigem que o candidato tenha facilidade para lidar com pensamento lógico, que tenha reatividade e que consiga se concentrar durante longos períodos de tempo.

Testes que avaliam a capacidade de raciocinar logicamente são uma boa pedida nesses casos – e, felizmente, existem modelos na internet ou feitos por especialistas que podem ser aplicados.

Questionários que avaliam o QI têm sido colocados em xeque porque frequentemente se concentram apenas em questões matemáticas ou similares – e, como sabemos, algumas profissões estão muito mais ligadas à subjetividade e a outros tipos de pensamento.

Testes de inteligência emocional

A inteligência emocional tem sido um dos pilares do treinamento de novos funcionários e é o grande trunfo dos líderes já há algumas décadas. Ficou impressionado? Pois é!

Chamados de quociente emocional ou inteligência emocional o conjunto de habilidades sociais e emocionais que permitem que uma pessoa consiga lidar não apenas com os seus próprios sentimentos e percepções, mas com as reações e particularidades de terceiros.

Pessoas com a inteligência emocional desenvolvida são capazes de perceber coisas que as demais não conseguem – seus olhos e psicológico estão preparados para observar nuances e, assim, impedir que determinadas situações, especialmente as de crise, saiam do controle.

Existem diversos testes prontos que podem auxiliar na identificação de pontos fortes e fracos dos candidatos. Alguns especialistas, como Daniel Goleman, podem ajudar o RH a desenvolver questionários interessantes e realmente efetivos na identificação de matches para funções de liderança ou de grande pressão.

DISC

O teste DISC – Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade é uma avaliação comportamental bastante antiga. Por sua capacidade de avaliar o estilo de trabalho e a aptidão de uma pessoa para o trabalho em equipe, é uma das favoritas das companhias ao redor do mundo.

Outra vantagem do DISC é que se trata de um teste rápido, com até 30 questões, que é preenchido pelos próprios candidatos.

QUATI

O questionário de avaliação tipológica baseia-se na avaliação da personalidade de uma pessoa através da observação de suas atitudes em situações hipotéticas, mas bastante específicas.

É um teste que pode ser utilizado para avaliar níveis de introversão ou extroversão, empatia ou egocentrismo, racionalidade e reatividade.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP