Confirmação do retorno do horário de verão está nas mãos de Lula

Do ponto de vista do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão ajudará a evitar que ocorram acionamentos de térmicas cada vez mais caras, além de ajudar a sair da bandeira vermelha antes do previsto.

Após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19), o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, informou que o governo propõe o retorno do horário de verão. A decisão final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Do ponto de vista do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão ajudará a evitar que ocorram acionamentos de térmicas cada vez mais caras, além de ajudar a sair da bandeira vermelha antes do previsto. Agora, uma série de reuniões serão realizadas com outros ministérios para discutir o tema.

O horário de verão foi extinto em 2019 no Brasil, sob a justificativa de que a economia de energia obtida com a medida era baixa. A decisão foi tomada com base em estudos que mostravam uma redução significativa na eficácia do horário de verão na economia de energia, devido a mudanças nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos.

Nos últimos anos, setores como restaurantes e hotéis manifestaram interesse no retorno do horário de verão devido aos potenciais benefícios que a medida pode trazer para suas atividades comerciais. Com mais luz natural durante a noite, há uma tendência de aumento no fluxo de clientes e nas vendas, o que pode incentivar uma maior movimentação econômica nesse setor.

A reunião sobre o tema ocorreu no prédio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio de Janeiro, e contou com a participação de autoridades do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Empresa de Pesquisa Energética, entre outros órgãos competentes.

Resta agora aguardar as deliberações finais do governo e a decisão do presidente sobre o retorno do horário de verão, que pode influenciar significativamente o consumo de energia no país e diversas atividades comerciais.

Artigos Relacionados

Vereadores pegam ônibus lotado às 5h da manhã e fiscalizam transporte coletivo em Araras, SP

Os parlamentares constataram a superlotação dos veículos, situação agravada pela frota reduzida em função do...

“Não temos onde parar”, diz caminhoneiro ao revelar dificuldades de acesso na Lactalis Brasil em Araras, SP

“Mas quem mandou nós parar aqui, foi lá os caras lá. Eu não posso sair...

Fundo Social de Solidariedade ganha apoio da Câmara Municipal para a Campanha do Agasalho 2025 em Araras, SP

Assim como nos anos anteriores, a Câmara será um dos pontos oficiais de arrecadação da...

Últimas Notícias