Conheça 5 dicas para higienizar a sua casa!

Quando terminamos de limpar um imóvel e vemos tudo organizado, a sensação é agradável e isso não é à toa.

Higienizar a casa é importante não apenas para mantê-la limpa e organizada, uma vez que trata-se de uma questão de saúde e bem-estar que traz benefícios a todos os moradores.

Além de bem-estar físico e mental, um ambiente limpo promove a sensação de relaxamento e melhora a saúde. É durante a limpeza que jogamos fora tudo o que não precisamos e organizamos os objetos, de modo que o dia a dia seja mais prático.

Quando terminamos de limpar um imóvel e vemos tudo organizado, a sensação é agradável e isso não é à toa. Todos os dias, ao entrarmos em casa, trazemos conosco uma série de bactérias e até vírus na sola do sapato.

Além disso, o uso corriqueiro do imóvel para nossas necessidades diárias, como cozinhar, trabalhar, dentre outras, gera sujeiras que precisam ser eliminadas, pelo menos, uma vez por semana.

Quando o ambiente está sujo e desorganizado, estamos mais expostos aos problemas que a falta de higiene e de organização pode trazer. Ademais, diante de uma realidade onde estamos suscetíveis a diferentes vírus, manter a casa limpa é uma necessidade.

Neste artigo, vamos explicar a importância de manter a casa limpa, dar algumas dicas sobre o assunto e mostrar os impactos positivos da higienização do lar. Acompanhe!

A importância de uma casa limpa e higienizada

Viver em um ambiente limpo é uma necessidade para qualquer pessoa e, quando se trata da higienização do lar, estamos cuidando de nossa própria saúde e de toda a família.

Uma cama limpa, com lençol esticado, bem arrumada e com travesseiros no lugar é convidativa e agradável.

Outros cuidados, como a lavagem de cortinas, nos trazem uma sensação agradável, tanto visual quanto física. Por outro lado, se você deixa a louça acumular na pia, a sensação é desagradável não só para você, como para todos que moram no imóvel.

Se os pratos, copos e talheres estão nos seus devidos lugares, a cozinha fica mais bonita, por mais simples que seja, e ainda cria uma atmosfera mais amistosa.

Sabemos que o dia a dia das pessoas é muito corrido, mas você pode reservar alguns minutos do seu dia para organizar a casa. Veja, nós não estamos falando de uma faxina pesada, mas apenas de uma pequena organização diária que faz toda a diferença.

Se todas as coisas estiverem bem organizadas, você vai se sentir mais disposto a seguir com as atividades rotineiras. Afinal, ambientes limpos são fontes de inspiração e de criatividade.

Por exemplo, se a cozinha está bem arrumada, você sente mais vontade e também fica mais fácil cozinhar e preparar receitas diferentes.

A limpeza e a organização também são importantes para que tenhamos mais praticidade no dia a dia. É muito difícil quando temos que procurar um objeto em meio à bagunça.

Assim sendo, separe os objetos de acordo com a utilidade deles, e guarde-os nos cômodos onde são usados. Por exemplo, os produtos que você usa para limpeza piso antiderrapante devem ser guardados na lavanderia.

Pastas de dente, sabonetes, xampus e outros itens de higiene pessoal devem ser armazenados no banheiro. No guarda-roupa do quarto, você pode guardar itens como:

  • Roupa de cama;
  • Toalhas;
  • Vestuários;
  • Calçados.

Na cozinha, ficam armazenados os objetos que você utiliza para cozinhar, como panelas, assadeiras, pratos, talheres, dentre outros.

Se você adquirir o hábito de organizar tudo no seu devido lugar, sua mente vai estar mais relaxada e mais concentrada para outras atividades do dia a dia e você não vai precisar procurar os itens que precisa.

Por fim, uma casa limpa, higienizada e organizada evita que o seu lar fique exposto a bactérias, germes e vírus que possam provocar doenças dos mais variados tipos.

Como manter a casa limpa e organizada

Agora que você já sabe qual é a importância da higienização e da limpeza no ambiente doméstico, neste tópico, vamos dar algumas dicas sobre o assunto.

Portanto, para que a sua casa esteja sempre limpa e higienizada, você pode seguir alguns passos simples, tais como:

1.    Criar uma rotina

Alguns cuidados com o imóvel, como a impermeabilização de telhado, são programados para serem executados, e a limpeza da sua casa também depende de uma rotina e uma programação.

Por meio de uma rotina pré-estabelecida, sabemos o que fazer e quando fazer, além de ser uma forma de determinar o que cada morador vai fazer para a manutenção da limpeza.

Entenda quais são as necessidades da sua casa, por exemplo, se o lixeiro passa pela manhã, em dois dias da semana, o lixo deve ser retirado nesses dias no mesmo horário.

Determine em quais dias da semana você vai lavar a roupa, trocar o lixo do banheiro ou passar um aspirador.

A rotina é fundamental porque, na hora que você fizer uma faxina completa e mais pesada, muitas tarefas já estarão em ordem, o que vai facilitar todo o processo.

2.    Limpar até mesmo os detalhes

Alguns objetos são esquecidos na hora da faxina, como os corrimãos, controle remoto, maçanetas e interruptores.

É importante higienizar esses itens toda a semana, e para isso, você pode usar uma mistura de água com desinfetante ou álcool 70%.

3.    Não postergar a organização

Algumas tarefas, como limpeza fachada de vidro, devem ser feitas por empresas especializadas. Por outro lado, algumas necessidades de organização do dia a dia não devem ser deixadas de lado e você mesmo deve fazer.

Por exemplo, se você recolheu a roupa do varal, após passar, guarde-a imediatamente em seu devido lugar. Um dos maiores erros é recolher a roupa e deixá-la em um canto ou em cima de uma cadeira até que você sinta vontade de guardá-la.

Quanto à louça, lave-a imediatamente após o uso. Nós sabemos que, às vezes, a vontade de deixar para depois é grande, mas quanto mais você fizer isso, mais vai prejudicar a limpeza e organização da sua casa.

4.    Usar os produtos apropriados

Para limpar uma caixa dágua cisterna, uma empresa especializada utiliza os produtos adequados para a devida higienização. Sua casa tem a mesma necessidade, ou seja, você deve usar bons produtos de limpeza para mantê-la limpa e higienizada.

Se você precisa limpar os pisos, deve usar água sanitária diluída para eliminar as bactérias e, de acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é uma medida de água sanitária para 9 medidas de água.

Para lavar a louça, utilize um detergente apropriado, para lavar as roupas o recomendado é sabão em pó ou sabão líquido. Ao utilizar os produtos corretos, você garante que sua casa esteja devidamente limpa e higienizada.

5.    Mantenha tudo no lugar

Alguns cuidados com o imóvel são importantes, como no caso da impermeabilização parede, e para valorizar ainda mais esses cuidados, é fundamental manter tudo no lugar.

Se você não fizer isso, todo o seu esforço na limpeza será perdido. Ou seja, na hora de escolher uma roupa para o trabalho, guarde no lugar as demais peças que retirar.

Objetos espalhados dificultam a organização e podem causar estresse, uma vez que você vai precisar procurar peças de roupas e demais itens para o dia a dia.

Impactos positivos da limpeza e higienização

Manter a limpeza e a higienização traz muitos impactos positivos para os moradores, e dentre eles, é possível mencionar:

Mais economia

Para que você possa colocar um belo espelho para sala de jantar, trocar os móveis, fazer uma viagem, comprar um carro, entre outros objetivos, é necessário economizar.

As pessoas que têm o hábito de deixar a casa sempre limpa e organizada valorizam mais o lar em que vivem. Elas têm mais disposição para preparar a própria comida e não compram objetos que não precisam, pois conhecem bem cada item dentro de casa.

Ademais, ao fazer uma faxina, você reflete se realmente precisa de tudo o que possui, o que lhe permite vender ou doar certos objetos.

Renova o estado de espírito

Manter a casa limpa e higienizada é uma atividade externa, mas que ajuda a cuidar do nosso interior. Quando o imóvel é construído ou projetado, por meio de diferentes técnicas, como um retrofit arquitetura, ele é pensado para trazer bem-estar e praticidade.

Esses aspectos são reforçados quando higienizamos, organizamos e distribuímos os objetos. Durante essa tarefa, uma mudança positiva e significativa em nosso interior é cultivada.

Ao mesmo tempo, organizamos nossos próprios sentimentos e fazemos uma limpeza interna. É por essa razão que nos sentimos tão leves após uma faxina.

Conclusão

Manter a casa limpa e organizada é fundamental para nossa saúde e boa disposição pessoal, pois ela reflete o nosso interior e nosso estado de espírito.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância da limpeza e higienização do lar, bem como de que maneira você pode cuidar melhor da sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT