Conheça mais sobre a profissão de shopper

O profissional é responsável pelas compras no supermercado. A área também é uma oportunidade para jovens entrarem no mercado de trabalho.

Segundo a consultoria de RH Thomas Case, durante a pandemia, as oportunidades nesta área cresceram aproximadamente 50% em todo o Sudeste. A seguir, tudo que você precisa saber para concorrer a uma oportunidade nesta função.

Shopper é a pessoa que faz a compra no supermercado. Ela é a responsável por receber a lista do cliente e separar todos os itens indicados. Para ser um shopper, é necessário ser ágil, ter atenção, cortesia e principalmente empatia:

“Não tem como você fazer um trabalho pelo outro sem se colocar no lugar do outro, separar o produto como se fosse para você, para a sua família”, ressalta a gestora de RH Vanessa de Carvalho.

Vanessa atua em uma rede de supermercados em Campinas (SP). Com a flexibilização das restrições contra a Covid-19, a demanda pelo profissional aumentou: antes da pandemia, o quadro de funcionários contava com apenas dez shoppers. Agora, a rede conta com 60 trabalhadores.

O segmento é também uma porta de entrada para jovens no mercado de trabalho, como no caso da líder de loja Izabella Signorette: “É uma boa oportunidade, abrange muito conhecimento, trabalha com o público e aprende sobre sistemas”, relatou.

Segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), jovens de 18 a 24 anos representam 47% dos trabalhadores no varejo alimentar. Para o gerente de relações institucionais Rodrigo Marinheiro, as várias ramificações existentes dentro de uma loja de supermercado permitem a construção de carreiras e o desenvolvimento profissional.

A associação prevê cerca de 20 mil novas contratações até o final de 2021. A maioria das vagas não exige experiência prévia nem Ensino Médio completo, porém uma boa pedida para quem quer entrar na área é realizar um dos cursos gratuitos da Apas, oferecidos nos supermercados associados.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT