Conheça o movimento officeless das empresas

O officeless é uma tendência que tem como base a autonomia, a confiança e o foco nos resultados. Conheça e saiba como ele funciona nas empresas.

A autonomia dos colaboradores é um assunto que sempre gerou muita polêmica e dissonâncias de opinião entre os gestores de empresas. Entretanto, nos últimos anos, tem-se notado um movimento de mudança de certos paradigmas, como o relacionado ao home office, por exemplo.

E é justamente neste contexto que está inserido o officeless, um modelo de trabalho que estimula as empresas a incentivarem a autonomia dos seus colaboradores. Ele se dá por meio da valorização do trabalho remoto como meio principal para o exercício das atividades laborativas.

O que é o movimento officeless?

O officeless não é um conceito novo. Ele surgiu em 2008, quando dois brasileiros, que trabalhavam remotamente na Austrália prestando serviços para uma empresa localizada nos Estados Unidos, tiveram a ideia de implementar o modelo no Brasil.

Eles criaram uma Startup — a Startaê — que funciona remotamente e tem como objetivo ajudar empresas a desenvolverem seus produtos digitais. Em linhas gerais, o movimento que surgiu naquele momento (e até então era desconhecido no Brasil) está baseado na possibilidade de se trabalhar de diferentes lugares.

A ideia é que é possível trabalhar de qualquer lugar, com independência, atingindo todos os objetivos e metas da empresa. Por isso, estimula as empresas a adotarem práticas que incentivem seus trabalhadores a atuarem de forma autônoma, com maior liberdade, fugindo dos modelos de trabalho tradicionais.

Isso significa confiar nos colaboradores para que eles trabalhem remotamente, sem a necessidade de estar no escritório em uma janela de horários pré-determinada. Adotando o officeless, a empresa muda sua maneira de enxergar o trabalho remoto e passa a oferecer uma nova experiência aos seus colaboradores.

Officeless e home office são a mesma coisa?

Com a pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o trabalho remoto como modelo. Essa situação acabou motivando uma mudança na percepção acerca do trabalho a distância.

O home office não pode ser confundido com o officeless. Enquanto o primeiro representa um “escritório em casa”, o movimento do officeless vai além. Ele acredita que o profissional pode trabalhar de qualquer lugar — inclusive em home office —  permanecendo o escritório como sua referência e apoio.

Na prática, isso significa ter como prioridade o modelo de trabalho em que o profissional escolhe o local onde prefere exercer suas atividades — coworking, café, casa, praia. A entrega não está atrelada ao lugar, mas sim ao foco e ao comprometimento em alcançar os resultados. O home office seria apenas uma das inúmeras possibilidades dentro do movimento de officeless.

O officeless pode ser traduzido como “menos escritório”. Por isso, ele tem a ideia de garantir maior liberdade de escolha e de definição de horários e foca na construção de um trabalho que é mais baseado em resultado do que no cumprimento de uma carga horária inflexível e restritiva.

Quais são as vantagens do officeless?

Desenvolver uma cultura organizacional baseada na confiança e na liberdade dos colaboradores pode ser uma forma de atingir melhores resultados dentro da empresa. Adotando o officeless, a empresa está confiando à sua equipe a liberdade para fazer o trabalho quando e de onde ela julgar mais adequado.

Existem muitas vantagens que podem ser experimentadas pela empresa que adota esse movimento. As duas principais são a melhora na qualidade de vida da sua equipe e, consequentemente, o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços. Colaboradores felizes são colaboradores que entregam melhores resultados.

Além disso, podemos citar como benefícios o incentivo a competências como autogestão, organização, flexibilidade, adaptabilidade, autonomia e responsabilidade. Isso se traduz em profissionais cada vez mais focados no seu autodesenvolvimento e no crescimento da empresa.

Adotar práticas que incentivem a autogestão e o desenvolvimento dos colaboradores é um movimento que tem ganhado espaço dentro das empresas. Com a pandemia percebeu-se que era possível adotar modelos híbridos e confiar na capacidade dos times para manter suas atividades mesmo fora do escritório.

Agora, as empresas devem aproveitar o momento para apostar em treinamentos constantes e desenvolvimento contínuo das suas equipes. Com gestão eficiente, planejamento e processos bem estruturados, é possível garantir a implementação do officeless dentro da empresa, usufruindo de todos os benefícios que ele tem a oferecer ao seu negócio.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT