Consumo de chocolate aumenta durante o período de frio

O aumento é confirmado pelo empresário Levi Pesse, que tem uma fábrica de chocolates em Araras (SP)

O período de frio faz aumentar o consumo de chocolates. De acordo com levantamento da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), essa época do ano representa 29% da produção de chocolate no ano. Essa é terceira data mais produtiva para o setor, ficando atrás somente do Natal e Páscoa.

clique na imagem e saiba mais

O aumento no consumo é confirmado pelo empresário Levi Pesse, que tem uma fábrica de chocolates em Araras (SP). Ele garante que durante o período de frio a fábrica acelera a produção para atender a demanda. O crescimento chega até 30% na unidade em relação aos outros períodos. “No inverno rigoroso como esse da nossa região o organismo sente a necessidade de algo mais confortante. O chocolate dá essa sensação, além do estado de prazer”, afirma.

Segundo a nutricionista Mauren Rolim Rosa, a sensação de prazer ocorre porque o chocolate estimula a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade.

O entregador Maicon William é fã de chocolates. Ele afirma que durante o frio deixa o café com leite de lado e passa a consumir chocolate quente. “Eu acho que esquenta mais, além de ser gostoso”, afirma.

Melting chocolate

Tipos de chocolates

Segundo a nutricionista Mauren Rosa, a variedade de chocolates no mercado atrai o paladar dos consumidores, no entanto, é preciso evitar os exageros. A especialista recomenda que, durante a escolha, seja dada preferência ao chocolate amargo. “Esse tipo de chocolate tem maior concentração de cacau. O valor chega a 70% de cacau. E estudos apontam que o cacau é um alimento benéfico para o organismo. Ele é rico em flavonóides, uma substância que auxilia na expansão e elasticidade dos vasos e artérias. Com isso, contribui para melhorar a circulação sanguínea”, explica.

Já o chocolate branco é considerado vilão. Mauren explica que ele é composto por manteiga de cacau. “Ou seja, o chocolate branco não tem cacau diretamente, por tanto, é mais rico em gordura”, ressalta.