Conta de luz, aluguel e plano de saúde mais caros puxam custo de vida do brasileiro

Os custos da construção civil avançaram 0,67 por cento. Já os do setor produtivo, como as indústrias, aumentaram 1,94.

A chamada “inflação do aluguel” disparou, no mês de outubro. O Índice Geral de Preços-Mercado, o IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, é conhecido assim por ser usado como base para o reajuste de boa parte dos contratos de locação de imóvel.

Neste mês, ele subiu 1,52 por cento. Vale explicar que o resultado é uma média dos três indicadores que formam o IGP-M. Os custos da construção civil avançaram 0,67 por cento. Já os do setor produtivo, como as indústrias, aumentaram 1,94.

Enquanto os preços cobrados do consumidor comum, no dia a dia, cresceram 0,42 por cento. Nesse último caso, a conta de luz foi o principal vilão, com alta de 5,51 por cento. Sem esquecer que, em outubro, o governo ativou a bandeira vermelha nível 2, a mais cara de todas.

Aluguel, taxa de condomínio e plano de saúde também estão entre os itens que mais fizeram o custo de vida do brasileiro subir. A situação para o consumidor só não ficou pior graças à queda nos preços de vários alimentos. Batata, cebola, mamão e banana, por exemplo, foram os destaques. Eles ficaram entre sete e 21 por cento mais baratos.

Artigos Relacionados

Conta de luz terá bandeira amarela em maio

Na amarela, porém, a conta sobe um real e 88 centavos para cada 100 quilowatts-hora...

Começa o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos aposentados que ganham mais que R$ 1.518 mensais

Lembrando que o valor da primeira parcela do 13º terceiro salário é exatamente metade do...

Magalu faz super queima de estoque com descontos de até 50% em Araras, SP

“A loja está passando por uma reforma e, com isso, estamos queimando todo o...

Últimas Notícias