quarta-feira, 17 junho, 2026

Conta de luz fica mais cara em maio com bandeira amarela, alerta Neoenergia

Mudança na bandeira tarifária aumenta valor da energia elétrica consumida pelos brasileiros neste mês.

Os consumidores brasileiros devem sentir um aumento na conta de energia elétrica neste mês de maio após a ativação da bandeira tarifária amarela. O alerta foi divulgado pela Neoenergia, que orienta a população sobre a necessidade de economizar energia diante das condições menos favoráveis de geração no país.

Com a bandeira amarela em vigor, passa a ser cobrado um acréscimo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido. Apesar de o valor parecer pequeno individualmente, o impacto pode ser significativo no fim do mês, especialmente para famílias com consumo elevado.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar aos consumidores o custo real da geração de energia elétrica no Brasil. Quando as condições climáticas e os reservatórios das hidrelétricas estão favoráveis, a bandeira verde permanece ativa e não há cobrança extra na conta.

Já em períodos de menor capacidade de geração hídrica, o país precisa acionar usinas termelétricas, que possuem custo mais alto de produção. Nesses casos, entram em vigor as bandeiras amarela ou vermelha.

Além da bandeira amarela, o sistema conta com outros níveis de cobrança.

Na bandeira verde, não existe cobrança adicional na tarifa de energia. É considerada a situação mais favorável para os consumidores.

Já a bandeira vermelha patamar 1 representa condições mais custosas de geração e acrescenta R$ 0,04463 por kWh consumido.

No patamar 2, considerado o nível mais caro, o acréscimo sobe para R$ 0,07877 por kWh.

A mudança das bandeiras acontece mensalmente e é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), levando em conta fatores como nível dos reservatórios, custo de geração e demanda energética no país.

Com o aumento na tarifa, especialistas reforçam a importância de adotar hábitos simples para reduzir o consumo de energia dentro de casa.

Entre as principais recomendações estão evitar banhos demorados, apagar luzes de ambientes vazios e concentrar a lavagem de roupas em menos ciclos durante a semana.

Outro ponto importante é o uso consciente de aparelhos eletrônicos e do ar-condicionado, considerados grandes responsáveis pelo aumento da conta em muitas residências.

Em cidades do interior paulista, como Araras, onde as temperaturas mais altas começam a aumentar o uso de ventiladores e climatizadores, o impacto pode ser ainda mais percebido no orçamento das famílias.

O aumento nas tarifas de energia continua sendo uma preocupação para milhões de brasileiros, principalmente em um cenário de custo de vida elevado.

Nos últimos anos, a conta de luz passou a representar uma fatia importante das despesas domésticas, afetando diretamente o orçamento familiar e também os custos de pequenos comércios e empresas.

Por isso, medidas de economia e consumo consciente ganham ainda mais importância em períodos de bandeiras tarifárias mais elevadas.

Artigos Relacionados

Seguro-desemprego pode ser solicitado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital

O seguro-desemprego é garantido pela Lei Federal nº 7.998/1990 e oferece assistência financeira temporária ao trabalhador demitido sem justa causa.Trabalhadores que precisam solicitar o...

União Europeia suspende compra de carne do Brasil

A decisão havia sido aprovada pelas autoridades europeias em maio e foi formalizada nesta semana por meio de publicação oficial da União Europeia.A União...

Nestlé moderniza extração de café e aposta em IA em fábrica centenária de Araras, SP

Fábrica que receberá cerca de R$ 1 bilhão em investimentos até 2028 terá capacidade de produção de 40 mil toneladas de café por ano. Em...

Últimas Notícias