quinta-feira, 13 novembro, 2025
Noticias de Araras

Coordenadora do curso de psiquiatria do grupo MANDIC explica como identificar sinais de alterações na saúde mental

A Profa. Dra. Renata Rigacci, coordenadora do curso de Psiquiatria do grupo MANDIC, apresentou, em um vídeo recente, algumas orientações essenciais sobre como identificar os sinais que indicam a necessidade de apoio psicológico.

A saúde mental é uma parte fundamental do nosso bem-estar, mas, muitas vezes, seus sinais podem ser difíceis de perceber, tanto para quem está enfrentando dificuldades quanto para quem convive com uma pessoa. A falta de atenção a esses sinais pode prejudicar ainda mais o quadro, dificultando a busca por ajuda.

A Profa. Dra. Renata Rigacci, coordenadora do curso de Psiquiatria do grupo MANDIC, apresentou, em um vídeo recente, algumas orientações essenciais sobre como identificar os sinais que indicam a necessidade de apoio psicológico. Entre os principais candidatos estão mudanças no comportamento, o isolamento social, alterações no sono ou na alimentação, além de uma sensação constante de tristeza ou apatia.

“Esses sinais podem ser sutis e muitas vezes confundidos com momentos difíceis da vida. Porém, se não forem envolvidos, podem evoluir para quadros mais graves, como depressão, transtornos de ansiedade ou outras condições que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa”, afirma Dra. Renata.

Ela ainda destaca a importância de cada profissional de saúde mental na sensibilização das pessoas para a busca por ajuda, quebrando o estigma que ainda existe em torno dos transtornos psicológicos. Profissionais capacitados podem desempenhar um papel importante na detecção precoce e no encaminhamento adequado dos pacientes para tratamentos eficazes.

É fundamental criar um ambiente em que as pessoas se sintam seguras para falar sobre seus sentimentos e procurarem apoio quando necessário. “A sensibilização, o acolhimento e a empatia são chaves para garantir que mais pessoas busquem ajuda, especialmente em uma sociedade onde o tabu em torno da saúde mental ainda é muito forte”, completa.

ASSISTA AO VÍDEO:

Artigos Relacionados

Zoonoses orienta como prevenir o aparecimento de escorpiões em Araras, SP

Períodos mais quentes do ano deixam os animais mais ativos e o contato se torna mais frequente; confira os cuidados para mantê-los longe das...

Após reclamações, Salusmed esclarece: consultas podem ser marcadas direto com o médico credenciado em Araras, SP

Em nota enviada a nossa reportagem, a empresa esclarece que o servidor pode agendar a consulta diretamente com o médico e comparecer no dia...

Hiper O2 realiza pré-lançamento e apresenta avanços da Medicina Hiperbárica em Araras, SP

A programação contará com uma palestra da Dra. Marisa D’Agostino, que abordará os benefícios e avanços da Medicina Hiperbárica, especialidade que vem revolucionando tratamentos...

Últimas Notícias