Coordenadora do curso de psiquiatria do grupo MANDIC explica como identificar sinais de alterações na saúde mental

A Profa. Dra. Renata Rigacci, coordenadora do curso de Psiquiatria do grupo MANDIC, apresentou, em um vídeo recente, algumas orientações essenciais sobre como identificar os sinais que indicam a necessidade de apoio psicológico.

A saúde mental é uma parte fundamental do nosso bem-estar, mas, muitas vezes, seus sinais podem ser difíceis de perceber, tanto para quem está enfrentando dificuldades quanto para quem convive com uma pessoa. A falta de atenção a esses sinais pode prejudicar ainda mais o quadro, dificultando a busca por ajuda.

A Profa. Dra. Renata Rigacci, coordenadora do curso de Psiquiatria do grupo MANDIC, apresentou, em um vídeo recente, algumas orientações essenciais sobre como identificar os sinais que indicam a necessidade de apoio psicológico. Entre os principais candidatos estão mudanças no comportamento, o isolamento social, alterações no sono ou na alimentação, além de uma sensação constante de tristeza ou apatia.

“Esses sinais podem ser sutis e muitas vezes confundidos com momentos difíceis da vida. Porém, se não forem envolvidos, podem evoluir para quadros mais graves, como depressão, transtornos de ansiedade ou outras condições que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa”, afirma Dra. Renata.

Ela ainda destaca a importância de cada profissional de saúde mental na sensibilização das pessoas para a busca por ajuda, quebrando o estigma que ainda existe em torno dos transtornos psicológicos. Profissionais capacitados podem desempenhar um papel importante na detecção precoce e no encaminhamento adequado dos pacientes para tratamentos eficazes.

É fundamental criar um ambiente em que as pessoas se sintam seguras para falar sobre seus sentimentos e procurarem apoio quando necessário. “A sensibilização, o acolhimento e a empatia são chaves para garantir que mais pessoas busquem ajuda, especialmente em uma sociedade onde o tabu em torno da saúde mental ainda é muito forte”, completa.

ASSISTA AO VÍDEO:

Artigos Relacionados

Uso excessivo de telas já afeta saúde mental de jovens, alerta psicanalista

Isolamento, ansiedade e distúrbios do sono estão entre os efeitos mais preocupantes do tempo exagerado...

Associação São Leopoldo Mandic soma quase 28 mil atendimentos em maio na rede pública de saúde de Araras, SP

Os atendimentos incluem consultas, exames, procedimentos e atendimentos psiquiátricos. Os dados refletem a intensa demanda...

Índice de mortalidade infantil cai 29,5% com avanços no pré-natal em Araras, SP

Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que diminuição do último quadrimestre de 2024 para...

Últimas Notícias