Coronavírus: protocolo sanitário impõe regras e restrição de público na Basílica de Aparecida

Novena e missas da Festa da Padroeira não terão presença dos fiéis. Público será formado apenas por pessoas ligadas à Arquidiocese de Aparecida e obras sociais.

Um dos maiores templos católicos do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida precisou se adaptar para receber os fiéis diante da pandemia do coronavírus. Entre as medidas, estão a restrição de público e as regras para manter o distanciamento social entre os peregrinos.

Desde o início do isolamento social no Estado de São Paulo, a Basílica de Aparecida passou por quatro meses sem público nas missas até receber a autorização para retomada gradual das celebrações com distanciamento entre os fiéis no fim de julho.

clique na imagem e saiba mais

Além disso, o templo, que recebe cerca de 12 milhões de peregrinos todos os anos, está autorizado a receber até seis mil pessoas simultaneamente no complexo. Segundo decreto municipal, o templo pode disponibilizar 35% das vagas para veículos, equivalente a duas mil. Ônibus seguem proibidos.

Para a Festa da Padroeira, o Santuário Nacional vai restringir a presença do público nas missas para evitar aglomerações. A orientação é de que os fiéis acompanhem as celebrações à distância, pela TV ou internet.

Mesmo assim, o público poderá visitar a Basílica de Aparecida, que segue um protocolo sanitário. Os romeiros precisam usar máscaras de proteção o tempo todo e são orientados a manter a higienização das mãos. Eles também terão a temperatura corporal aferida na entrada.

Os locais de visitação do Santuário, como a passagem pela Imagem no nicho, Capela das Velas e Sala dos Milagres, contam com sinalização com as orientações de uso obrigatório de máscara, distanciamento e higiene das mãos. Além disso, o público deve seguir um fluxo unidirecional.

Espaços que atraem grande volume de pessoas e que são confinados terão controle de público. A passagem para ver a Imagem da Santa no nicho, por exemplo, terá restrição de cerca de 50 pessoas por vez e passará por higienização constante.