Corpo de Bombeiros mantém acervo histórico de viaturas em SP

O local conta com 37 viaturas que fazem parte da história da Instituição.

Com objetivo de preservar a história, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo mantém um acervo no Centro de Suprimento e Manutenção do Material Operacional de Bombeiros, no bairro Vila Maria. Nesta quinta-feira (30), o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, visitou o local.

O acervo é formado por viaturas que atuaram em diferentes Grupamentos do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo ao longo dos anos, sendo que a mais antiga é o AE-11, um Auto Escada de 1911. As viaturas recebem manutenção e passam por processos de restauração constantes, para que a história seja preservada.

Entre os itens do museu está o famoso Auto Bomba – 02. Apelidado de “Volta ao mundo” por ter sido montado com tecnologia de vários países. A viatura foi utilizada pela Seleção Brasileira de Futebol de 1970 para o desfile da taça conquistada na Copa do Mundo, no México.

clique na imagem e saiba mais

O museu tem como objetivo a valorização da história e cultura da Instituição e leva como lema a frase de autoria do cabo Oziel Viana de Carvalho: “Oferecemos o nosso melhor hoje, para preservar o ontem e garantir o amanhã, pois no passado, no presente e no futuro, somos um só Corpo de Bombeiros”.

As viaturas do acervo podem ser vistas em eventos do Corpo de Bombeiros, além de visitas agendadas diretamente no Centro de Suprimento e Manutenção.