Covid-19: Governo estadual mantém cidades da região na fase laranja incluindo Araras, SP

Bares continuam sem permissão para atendimento presencial e demais setores do comércio ou serviços podem funcionar entre 6h e 20h, todos os dias da semana.

O Governo de São Paulo manteve a região de Piracicaba (SP) na fase laranja do Plano São Paulo. O anúncio foi feito durante reclassificação do plano, que regulamenta a quarentena em prevenção à pandemia de coronavírus, nesta sexta-feira (5).

Com isso, as regras atuais permanecem valendo, com permissão de funcionamento para os setores de comércios e serviços, diariamente, das 6h às 20h. Bares não têm permissão para atendimento presencial na fase laranja.

A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. Contudo, o governo de São Paulo alterou as regras para tornar esse estágio mais permissivo.

clique na imagem e saiba mais

Regras para fase laranja

  • Todos os setores de comércio e serviços são permitidos, com exceção ao atendimento presencial em bares;
  • Capacidade de ocupação máxima de 40% em todos os setores;
  • Funcionamento máximo de 8 horas por dia;
  • Permissão de atendimento presencial vale até as 20h em todos os estabelecimentos;
  • Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.

Fins de semana

O governo de São Paulo suspendeu na última quarta-feira (3) o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana por causa da pandemia de Covid-19.

Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na fase laranja ou amarela do plano de flexibilização econômica.

Ocupação de leitos

De acordo com os dados atualizados pelo Governo de SP, referentes a 5 de fevereiro, a região tem uma taxa de 64,9% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma estrutura de 19,4 leitos para cada 100 mil habitantes. Na última atualização em 14 de janeiro, a taxa era de 68,3%.

Em relação a notificações, foram 503,1 novos casos e 54,6 internações para cada 100 mil habitantes. Já em relação a óbitos, foram 5,5 para cada 100 mil pessoas no período.

DRS Piracicaba

As prefeituras das 26 cidades do DRS de Piracicaba devem seguir as regras da fase laranja. São elas: Águas de São Pedro; Analândia; Araras; Capivari; Charqueada; Conchal; Cordeirópolis; Corumbataí; Elias Fausto; Engenheiro Coelho; Ipeúna; Iracemápolis; Itirapina; Leme; Limeira; Mombuca; Piracicaba; Pirassununga; Rafard; Rio Claro; Rio das Pedras; Saltinho; Santa Cruz da Conceição; Santa Gertrudes; Santa Maria da Serra; São Pedro.

Fases do Plano São Paulo

O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos destas áreas quais as atividades que podem ser autorizadas.

ÁGIL DPVAT

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.
  • Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.