Covid-19: primeira fase da testagem de assintomáticos por livre demanda começa neste sábado em Araras, SP

Serão 350 testes disponíveis para a população que quiser fazer o exame neste sábado (19); Secretaria da Saúde vai realizar outros 1.000 cadastros de pessoas interessadas em fazer o teste em outras datas que serão agendadas posteriormente.

Depois de ampliar a testagem de pacientes suspeitos de covid-19, a Prefeitura Municipal de Araras (SP) inicia também a fase de exames para pessoas que não têm sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.

A primeira fase da testagem de assintomáticos por livre demanda (sem a necessidade de agendamento prévio) acontece neste sábado (19), na carreta itinerante que está em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger. A unidade foi contratada pela administração municipal, por meio de licitação, para suprir a demanda de Araras.

clique na imagem e saiba mais

Neste sábado (19), serão disponibilizados 350 testes gratuitos – limite diário de análises processadas pela carreta – para pessoas sem sintomas da doença, que devem retirar senha no local a partir das 7h do mesmo dia – elas serão distribuídas conforme a ordem de chegada.

Os exames serão realizados no local, das 8h às 16h, seguindo também a ordem dessas senhas e o horário impresso nelas para a realização dos testes na carreta. Para retirá-la, é necessário apresentar comprovante de residência e documento pessoal com foto (RG). A ação respeitará protocolos de distanciamento social e de higiene, como disponibilização de álcool em gel e obrigatoriedade de uso de máscara facial, para combater o novo coronavírus.

Pacientes que retirarem a senha neste sábado e não comparecerem no horário agendado do exame não poderão realizar o teste em outras agendas que serão abertas para livre demanda.

Além dos 350 exames para assintomáticos (sem sintomas) disponibilizados neste sábado, a equipe da Secretaria da Saúde também estará no local para fazer o cadastro de pessoas interessadas em realizar o exame em outras datas, que serão marcadas nos próximos dias conforme a disponibilidade da agenda. Ao todo, haverá 1.000 cadastros disponíveis para esses exames posteriores.

Pacientes com sintomas suspeitos

Para pacientes que apresentam sintomas suspeitos da covid-19, continua valendo o mesmo protocolo adotado desde o início da testagem em Araras. Eles devem procurar atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h e serão triados pela equipe da Secretaria de Saúde para agendamento do exame – os pacientes serão comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo se não apresentarem sintomas.

Como são os testes na carreta

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).