Covid-19: testagem de pessoas sem sintomas da doença acontece também neste sábado em Araras, SP

Serão 400 exames disponíveis na carreta itinerante que está em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger; senhas começam a ser distribuídas às 7h e testes acontecem das 8h às 17h.

A testagem de pessoas que não têm sintomas da covid-19 continua neste sábado (24) na carreta itinerante, em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger, em Araras (SP). A ação já está acontecendo desde a última segunda-feira (19) no local e vai ser estendida para atender quem não tem condições de fazer o exame durante a semana.

Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, a testagem em massa faz parte da estratégia adotada pela Prefeitura para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.

Ao todo, serão mais 400 cadastros disponibilizados pela Prefeitura para testes de assintomáticos no sábado. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 7h e os exames acontecem das 8h às 16h, no local, seguindo horários agendados e informados nas senhas. Os interessados devem procurar a equipe da Secretaria da Saúde, que fica na tenda ao lado da carreta.

clique na imagem e saiba mais

A pasta define a quantidade de exames para assintomáticos de acordo com a demanda do serviço, que é destinado principalmente para testagem de pessoas com suspeita da covid-19. Esses pacientes que apresentam sintomas como febre e problemas respiratórios devem procurar atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h e são testados após triagem da equipe da Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames.

Quem está com suspeita da doença, portanto, não deve procurar diretamente a carreta, e sim as unidades específicas para atendimento covid-19. Familiares e pessoas que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo também fazem o exame.

A carreta iniciou os trabalhos no último dia 8 de setembro e já realizou mais de 13 mil exames – quase 3 mil deles envolvem pessoas sem sintomas da doença. A partir de segunda-feira (26), ela estará na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.

 

Como são os testes na carreta

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).