Cras Pró-Arara completa seis anos de atividades e lança tour virtual em Araras, SP

Comemoração aconteceu nesta segunda-feira (27) e conta com ações ao longo da semana, como soltura de aves; espaço deverá receber o nome do ex-diretor do DMA e do Saema, Raul de Barros Winter.

O Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara completou seis anos de atividades em prol dos animais. A comemoração singela, devido à pandemia do novo coronavírus (causador da covid-19), aconteceu nesta segunda-feira (27), na sede do Centro, no Lago Municipal de Araras (SP).

A ação marcou o lançamento do passeio virtual pelo Cras, produzido pela equipe da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional). O vídeo está disponível nas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Youtube) e leva um pouco dos moradores e do trabalho realizado no local ao público, já que as tradicionais visitas monitoradas estão suspensas neste momento por conta da pandemia.

clique na imagem e saiba mais

“Esses seis anos do Cras são muito importantes para o meio ambiente como um todo. Desde a criação desse espaço, mais de 1.500 animais foram reabilitados, com muitas solturas na natureza. Esse espaço é um momento de orgulho para todos nós. Parabéns a todos profissionais que fizeram e fazem parte desse trabalho”, comentou o prefeito de Araras, Junior Franco.

A programação segue com ações ao longa da semana, como soltura de araras já reabilitadas e instalação das caixas-ninhos para estimular a reprodução das aves no meio urbano.Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Jr, o município é privilegiado por possuir um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

“Dos 645 municípios do Estado, apenas 11 possuem Cras. E Araras é uma dessas cidades. Recebemos animais de todos os locais, o que é muito positivo e também nos traz muita responsabilidade. Que possamos repetir essa data por muitos anos”, acrescentou Cerri.

Em breve, Cras Pró-Arara Raul de Barros Winter

Dentro das comemorações do 6º aniversário do Cras Pró-Arara, a Prefeitura de Araras quer batizar o espaço com o nome do engenheiro florestal Raul de Barros Winter, ex-diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente) de Araras e do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), falecido em maio deste ano.

Para isso, o Executivo Municipal apresentou proojeto de lei à Câmara para que o local passe a se chamar Centro de Reabilitação de Animais Silvestres /Pró-Arara – Raul de Barros Winter. O documento passará por análise e votação dos vereadores.

“O Raul foi um dos principais articuladores para a criação do Cras em nossa cidade. Por esse motivo, nada mais merecido que o Centro receba o seu nome. O meio ambiente era a sua casa, o seu viver, onde ele se sentia bem”, completou o vice-prefeito, Carleto Denardi.

Na ocasião, Márcia Busolin Furlan Winter, Tiago Furlan Winter e Cíntia Furlan Winter, esposa e filhos de Raul, respectivamente, receberam diploma de homenagem das mãos das autoridades locais. “Essa homenagem é muito gratificante para a nossa família. Meu pai está muito orgulhoso desta lembrança, tenho certeza”, disse, emocionado, o filho Tiago.

Outras informações sobre as atividades desenvolvidas no Cras Pró-Arara podem ser obtidas pelos telefones 3542-3538 (Cras Pró-Arara) e 3547-8806 (Departamento de Meio Ambiente).