Cras Pró-Arara: soltura de mais duas araras fecha programação do 6º aniversário em Araras, SP

Aves foram soltas na Fazenda Colorado, parceira do Cras em ações de preservação do Meio Ambiente.

Com a soltura de mais duas araras na natureza, o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara encerrou a programação do 6° aniversário nesta segunda-feira (3), na cidade de Araras (SP).

clique na imagem e saiba mais

As aves foram soltas na Fazenda Colorado, parceira do Cras em ações de preservação do meio ambiente. “Por ser um local seguro, com mata ciliar e água em abundância, algumas das araras que reabilitamos no Cras e soltamos na natureza encontram na Fazenda Colorado alimento e abrigo, o que auxilia ainda mais nessa readaptação à natureza”, comentou Fábio Luiz Cassiano.

Para o proprietário da Fazenda, Carlos Alberto Pasetti de Souza, o trabalho desenvolvido pelo Cras tem que ser enaltecido. “Essa iniciativa do Cras é muito bonita. Temos como pilar na nossa fazenda a natureza, onde preservamos os animais que frequentam o local. Pedimos ao Cras, que quando possível, que tragam essas aves tão lindas para cá. Ficamos muito felizes com a presença delas”, disse Pasetti.

6 anos de Cras Pró-Arara

O aniversário do Cras Pró-Arara aconteceu no último dia 27 com o lançamento do passeio virtual pelo Centro de Reabilitação de Aves Silvestres, produzido pela equipe da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional). O vídeo está disponível nas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Youtube) e mostra um pouco dos moradores e do trabalho realizado no local, já que as tradicionais visitas monitoradas estão suspensas neste momento por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ainda dentro das comemorações do 6º aniversário do Cras Pró-Arara, a Prefeitura quer batizar o espaço com o nome do engenheiro florestal Raul de Barros Winter, ex-diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente) de Araras e do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), falecido em maio deste ano.

Para isso, o Executivo Municipal apresentou projeto de lei à Câmara para que o local passe a se chamar Centro de Reabilitação de Animais Silvestres /Pró-Arara – Raul de Barros Winter. O documento passará por análise e votação dos vereadores.

No último dia 28, também ocorreu a soltura de 13 araras na área de soltura parceira do município, localizada na região rural. Em seis anos de trabalho, o Cras Pró-Arara já reabilitou mais de 1.500 animais.