Se não bastasse essa situação, agora os veículos que fazem o transporte das crianças para as escolas, chegaram no limite máximo de precarização.

Com a finalidade de atender à crescente demanda do transporte público municipal, em 2021 o Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras (SP), alugou 10 ônibus para a frota urbana. Em 2023, por conta do sucateamento da frota municipal, o número de ônibus alugado passou para 40.
Ideia de locação é inédita na história da Autarquia, porém, a empresa vencedora da licitação está enfrentando sérios problemas neste ano de 2024 para receber, obrigando a Empresa Auto Bus, a reduzir o número de ônibus circulando o que vem causando um caos na cidade.
Se não bastasse essa situação, agora os veículos que fazem o transporte das crianças para as escolas, chegaram no limite máximo de precarização. A Prefeitura Municipal, responsável pelo SMTCA, disse que depois da pandemia a situação da autarquia se agravou.
Por causa dos ônibus parados, sem entrada de recursos, principalmente do transporte dos estudantes, a prefeitura teve que repassar R$ 30 milhões ao TCA e esse dinheiro não voltou para os cofres públicos. Com outras dívidas e a baixa arrecadação com o transporte, a prefeitura diz que a conta não fecha.
A autarquia, criada em 01 de outubro de 1984, que tem como MISSÃO: “Fornecer transporte público de qualidade a população ararense, dando ênfase a pontualidade, segurança, modernidade, conforto e dignidade de todos os passageiros” parece ter perdido a mão da administração dos gestores municipais.
