Cuidadora de idosa diz que achou larvas vivas em comida de paciente em hospital no interior de SP

Anúncio

Moradora afirma que larvas estavam tanto no seu prato quando no da idosa que está internada. 

Por Isabela Fernandes*, G1 Sorocaba e Jundiaí

A cuidadora de uma idosa de 64 anos que está internada no Hospital Regional de Sorocaba (SP) conta que se assustou ao achar larvas vivas no prato servidos no almoço da paciente e também para ela no mês de janeiro.

Isabel Fernandes da Silva alegou que entregaram o almoço no quarto. Contudo, ao comer, percebeu que havia larvas vivas e constatou que também estavam no da idosa. “Eu coloquei um pedaço de frango na boca e senti alguma coisa mexendo. Quando fui ver a comida estava com larvas. A minha e a da paciente que eu cuido”.

Ainda segundo a cuidadora, o hospital foi informado sobre o ocorrido e afirmou que poderia ser da salada. “Eu fiz a reclamação por escrito para a enfermeira chefe e que não havia comido a salada. A nutricionista responsável veio falar comigo e pediu desculpas. É desumano essa situação. Estamos aqui há um mês e temos que passar por isso”, desabafa a cuidadora.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado disse que já está tomando providências. Além disso, afirmou que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba serve 1,8 mil refeições por dia e reitera o pedido de desculpas à usuária do serviço pelo problema pontual.

A diretoria advertiu a empresa responsável pelas refeições e exigiu rigor no padrão de qualidade. Ainda segundo a nota, a Vigilância Sanitária Municipal, a Comissão de Infecção Hospitalar e a Gerência de Qualidade e Processos do CHS não constataram anormalidades durante inspeção após o incidente.

A cozinha central já está em operação após reforma total concluída em dezembro, e o novo refeitório está em fase de conclusão.

*Colaborou sob supervisão de Paola Patriarca