Cuidados com exercícios físicos devem ser redobrados no Verão

Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp

Segundo especialistas, no calor nosso corpo gasta mais energia, elimina mais água e fica com a temperatura mais alta.

No Verão, os dias ficam mais bonitos e é muito mais agradável praticar atividade física. Muita gente aproveita a estação para andar de bicicleta, fazer caminhadas e correr no parque. A técnica de enfermagem Ágata Cucco conta que nesta época, tenta se empenhar mais para perder peso. “A gente quer correr atrás do prejuízo do ano todo e ter um corpo saudável”, diz.

Para curtir todos esses momentos sem prejuízos à saúde, porém, é preciso ficar atento aos riscos que o clima quente da estação oferece ao organismo. No calor o corpo gasta mais energia, elimina mais água e fica com a temperatura mais alta, por isso é essencial ficar atento na hora de se exercitar para não cometer exageros.

“É importante não ir com muita sede ao pote, porque o organismo se adapta gradativamente ao exercício. Então, não adianta tentar fazer muita coisa em um curto espaço de tempo. É preciso começar de leve”, explica o assessor do Programa Agita São Paulo, Luiz Carlos de Oliveira.

Além disso, é muito importante ter cuidado com a alimentação. De acordo com a nutricionista do Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP, a hidratação é fundamental. “É preciso consumir no mínimo dois litros de água por dia. Uma opção é a água de coco, que também é um grande hidratante natural”, orienta.

Outra dica é procurar locais arborizados e com estrutura adequada para a prática de esportes, como os parques. Para evitar desconforto, procure fazer atividades em horários menos quentes, como no período da manhã ou quando anoitecer.

Cuidado com o câncer de pele

O Verão também exige cuidados com a pele, que deve ser constantemente protegida com filtro solar. Essa simples medida evita queimaduras e previne até mesmo câncer de pele.

O médico dermatologista do Hospital Heliópolis, Domingos Jordão Neto, explica que a principal causa do câncer é a exposição solar. “As radiações ultravioletas causam danos e diminuem a imunidade na pele, levando ao grande risco de câncer de pele”, conta.

É importante usar protetor solar no corpo e rosto e reaplicar a cada duas horas. Outra forma de proteção é barrar o sol fisicamente, usando bonés, óculos de sol e viseiras, que protegem os olhos e a cabeça.