Cuidados fundamentais com cabelos longos

Saiba o que fazer e o que evitar para ter fios sempre bonitos e saudáveis.

Ter um cabelo longo é o sonho de muita mulher. O balanço, brilho e maciez são visíveis e indicam madeixas bem tratadas. Mas é preciso ter cuidados com os fios para chegar ao resultado desejado.

Podemos dizer que não é difícil ter um cabelo sempre saudável. O principal que você deve observar é a necessidade dos seus fios: ele requer nutrição ou hidratação? Este é apenas um exemplo. Neste artigo apresentaremos dicas simples, mas que fazem toda a diferença no resultado, que é um cabelo forte e bonito. Confira!

Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Pode parecer clichê, mas serve para todos: use shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo. Existem, inclusive, produtos para cabelos longos. Mas há também diversas opções: para lisos, cacheados, secos, oleosos, mistos, etc. Cada fórmula é produzida para suprir uma necessidade.

Além disso, o correto é usar o shampoo no couro cabeludo, lavando bem, e o condicionador nas pontas. Quem tem cabelo seco e capricha no shampoo nas pontas pode reforçar essa falta de hidratação. O mesmo vale para os cabelos oleosos, que não devem receber hidratação na raiz.

Corte com regularidade

O corte precisa ser feito, pelo menos, a cada três meses. É o período perfeito para evitar pontas duplas e fazer com que os fios cresçam saudáveis. Mas isso não necessariamente quer dizer mexer no comprimento. Cortes em camadas ou o chamado corte bordado podem ajudar a tirar as pontas duplas e secas sem acabar com os fios longos.

Essa é uma dica importante para quem quer que o cabelo cresça mais rápido também. O reparo permite que as madeixas se desenvolvam com rapidez e mais vitalidade.

Cuidado ao prender os cabelos

Quem tem cabelo longo não consegue ficar só com os fios soltos. Mas o ato de prendê-lo pode ser agressivo. Isso mesmo: usar elásticos muito apertados pode promover atrito nos fios. O resultado é aumento do frizz e até mesmo quebra das madeixas. Sempre que possível, use os cabelos soltos, mas quando for necessário prender, aposte nos scrunchies de tecido, que não agridem ou apertam muito os cabelos.

Hidrate os fios com frequência

Mas, antes, saiba a necessidade do seu cabelo. É bem simples: basta colocar um fio de cabelo em um copo d’água e analisar:

  • se ele afundar, você precisa de uma reconstrução;
  • se ficar no meio do copo, é necessário fazer uma nutrição;
  • se boiar, você só precisa fazer uma hidratação.

 

Viu como é fácil descobrir de qual tratamento você precisa? Sabendo disso, é só investir na máscara correta. Mas é sempre bom refazer esse teste de tempos em tempos para garantir que você está fazendo o procedimento necessário.

Evite secador e chapinha

Chapinha e babyliss são uns dos maiores inimigos dos fios saudáveis. O secador agride, mas não tanto quanto eles. Por isso, sempre que puder, evite.

Caso não seja possível, use sempre protetor térmico. Ele deve ser aplicado sempre antes dessa exposição ao calor e age como uma camada protetora. O ideal é aplicar o produto nos fios úmidos antes mesmo de você ligar a ferramenta de calor que será usada.

Cuide dos fios no verão

O verão é a estação queridinha de muita gente. Sol, calor, praia e piscina são sinônimos de dias perfeitos. Mas é possível aproveitar a estação e, ainda assim, manter os fios fortes e saudáveis.

Para isso, além das dicas que demos até aqui, use apenas produtos cosméticos, tanto para cabelo quanto para pele, com proteção solar. Complemente o tratamento com óleos naturais. Eles são extratos sem produtos químicos que ajudam a saúde dos fios.

Agora, basta saber os produtos certos para o seu tipo de cabelo e investir nos que são bons para manter a nutrição e hidratação em dia. Com bons hábitos, você consegue manter o seu cabelo longo sempre lindo, com o brilho e maciez que todo mundo quer.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP