Cuidados para se ter durante o uso da panela de pressão

Saiba tudo que precisa ser feito para utilizar a panela de pressão de forma segura.

A panela de pressão faz parte do grupo de utensílios essenciais para se ter na cozinha. Afinal, ela facilita bastante a vida de todo cozinheiro ao acelerar o processo de cozimento de diversos alimentos, como os legumes e as carnes, por exemplo.

No entanto, sabemos que, de todos os tipos de panelas existentes, a de pressão é a que mais causa medo nas pessoas — seja por não saberem como manuseá-la corretamente ou por já terem escutado histórias de acidentes com a panela.

Pensando nisso, criamos uma lista com todos os cuidados que você deve ter durante o uso da panela de pressão. De antemão, garantimos que, se você fizer tudo certinho, essa panela não irá oferecer nenhum perigo.

Verifique o selo

Os cuidados já começam no momento da compra, pois antes de colocar a panela para uso é fundamental verificar se ela possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Isso porque esse é o órgão responsável por garantir que o utensílio esteja de acordo com todo o padrão de qualidade e segurança exigido. Caso a panela não possua esse selo, não compre.

Leia o manual da sua panela

Essa dica, apesar de parecer óbvia, é bastante importante, uma vez que existem diversos modelos de panelas disponíveis no mercado com orientações de uso diferentes. Portanto, para saber como manusear a sua panela da melhor forma possível, ler o manual de instruções é sempre uma boa ideia.

Atente-se à capacidade da panela

A maioria das panelas de pressão possui uma marcação na parte de dentro que indica o nível máximo que você pode preencher com água ou alimentos. Essa marca é responsável por mostrar que aquele espaço é o limite para evitar que o alimento, durante o processo de cozimento, não obstrua e entupa o caminho de escape da válvula. Se a sua panela não possuir essa marca, preencha no máximo ⅔ da sua capacidade.

Cuidado com a válvula

A válvula da panela não pode, em hipótese alguma, ficar entupida. Se ela entupir, o vapor não terá por onde sair e a panela, consequentemente, explodirá. Portanto, para evitar que ela entupa, sempre lave depois do uso: desmonte o pino e lave-o com água e sabão para desobstruir todos os orifícios de escape. Além disso, não se esqueça de lavar o pino de segurança que fica fixo na tampa da panela.

Fique de olho na pressão

O ideal é sempre começar o cozimento com fogo alto. No entanto, quando o pino começar a soltar vapor e fizer aquele chiado, é sinal de que a pressão já está dentro da panela e, por isso, o recomendado é abaixar o fogo para o líquido não secar mais rápido do que deveria e também para economizar gás. Ao fazer isso, a pressão irá permanecer alta dentro da panela.

Borracha de vedação

A borracha de vedação precisa estar sempre em perfeitas condições, sem rachaduras ou ranhuras. Sendo assim, caso perceba a saída de vapor pelas bordas da panela, verifique o estado da borracha, pois certamente ela deve estar danificada, já que o vapor deve sair apenas pelo pino.

Não mexa na panela de pressão

Durante o processo de cozimento, é extremamente importante que você deixe a panela trabalhar sozinha, para evitar qualquer tipo de acidente.

Espere a pressão sair totalmente da panela

Quando o processo de cozimento chegar ao fim, com o fogão já desligado, você deve esperar que a panela elimine todo o vapor sozinha. Portanto, não force a tampa para abrir, não erga o pino e muito menos coloque a panela debaixo da água, pois o risco de acidentes com queimadura é alto.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT