Curso de capacitação em saúde mental discute prevenção ao suicídio em Araras, SP

Atividade realizada na Casa da Memória contou com palestras ministradas por professoras da UFSCar; objetivo é capacitar profissionais da saúde.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) realizou na última quinta-feira (10) curso de Capacitação em Saúde Mental, na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho. O evento foi coordenado pela Secretaria da Saúde, em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

O evento, voltado aos profissionais da rede de atenção psicossocial (RAPS), das Secretarias da Saúde, de Educação e de Assistência Social, teve como principal objetivo oferecer conhecimentos e abrir discussões para a prevenção do risco de suicídio e linhas de cuidado.

A capacitação foi ministrada pelos professores da UFSCar, Jair Barbosa Neto, Tais Bleichar e Karina Toledo da Silva Antonialli, e contou com explicação teórica sobre o tema e discussão de casos em subgrupos. Além disso, uma roda de conversa com todos os participantes debateu a elaboração de um fluxograma de acolhimento e atendimentos nos dispositivos da Rede para os usuários em situação de risco para suicídio.

clique na imagem e saiba mais