Defesa Civil de SP dá orientação sobre prevenção em época de chuva

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cepdec-SP) realizará nesta semana ações de divulgação da SPAlerta, nova campanha com foco em divulgação de alertas e orientações de prevenção para períodos de chuvas. Como parte dessas iniciativas, técnicos do Instituto Geológico vão orientar os passageiros sobre riscos de desastres naturais relacionados às chuvas de verão.

A campanha SPAlerta foi lançada, em 1º de dezembro, com o intuito de reforçar a importância da adoção de postura de autoproteção por parte da população, reduzindo danos humanos, ambientais e materiais. Por meio do site www.spalerta.sp.gov.br, qualquer cidadão pode ter acesso a dicas do que fazer antes, durante e após os principais eventos adversos.

Também como ferramenta da campanha, serão afixadas faixas com orientações preventivas frente a esses desastres, nas áreas de maior vulnerabilidade, em uma atividade conjunta com as secretarias parceiras (Comunicação, Desenvolvimento Social, Transportes Metropolitanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Segurança Pública, Logística e Transportes).

clique na imagem e saiba mais

Alertas e avisos

A iniciativa é complementar ao envio de alertas por mensagem de texto (SMS 40199), que, desde 2017, repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas às pessoas cadastradas no serviço.

Além disso, desde 28 de outubro, a Cepdec-SP emite aos clientes de TV por assinatura avisos de desastres naturais, como mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuvas de granizo. Os avisos são transmitidos durante as programações por meio de pop-up (mensagem sobreposta à tela) e abrangendo todo o Estado de São Paulo, aumentando, assim, a divulgação de orientações de prevenção à população.

VEJA TAMBÉM: Dezembro é mês de licenciar veículos com placas final zero