Comunicado foi emitido pelo órgão no fim da tarde desta segunda-feira (11) e vale por cinco dias.

Moradores de cidades do interior de São Paulo devem ficar em alerta para chuvas fortes nos próximos dias. Ao menos essa é a previsão feita pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e descrita em comunicado publicado nesta segunda-feira (11).

A previsão é de áreas de instabilidade e aproximação de uma frente fria vinda do Sul do País, o que causaria pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil, o mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá diferentes regiões do Estado, podendo ser registrados o acumulado de cinco dias com valores acima de 130 milímetros nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas e Baixada Santista.

Nas demais regiões, no lado Leste, incluindo Vale do Ribeira e Paraíba a previsão é de acumulados acima dos 100 milímetros, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva a tarde e noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta-feira (15).

O comunicado alerta ainda para a possibilidade de formação de tempestades, que seria facilitada por causa da água mais aquecida na costa do Atlântico Sul. Existe potencial de transtornos localizados no Estado.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” -, pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.