Defesa Civil faz alerta para chuva forte nos próximos dias no interior de SP

Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp


Comunicado foi emitido pelo órgão no fim da tarde desta segunda-feira (11) e vale por cinco dias.

Moradores de cidades do interior de São Paulo devem ficar em alerta para chuvas fortes nos próximos dias. Ao menos essa é a previsão feita pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e descrita em comunicado publicado nesta segunda-feira (11).

A previsão é de áreas de instabilidade e aproximação de uma frente fria vinda do Sul do País, o que causaria pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil, o mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá diferentes regiões do Estado, podendo ser registrados o acumulado de cinco dias com valores acima de 130 milímetros nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas e Baixada Santista.

Nas demais regiões, no lado Leste, incluindo Vale do Ribeira e Paraíba a previsão é de acumulados acima dos 100 milímetros, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva a tarde e noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta-feira (15).

O comunicado alerta ainda para a possibilidade de formação de tempestades, que seria facilitada por causa da água mais aquecida na costa do Atlântico Sul. Existe potencial de transtornos localizados no Estado.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” -, pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.