Demissão por Justa Causa: Advogada Dra. Francielli Palma Maciel dá detalhes sobre os direitos que o funcionário perde ao ser desligado

De acordo com ela, a justa causa deve ser comprovada com rigor para que o empregador não cometa erros ao definir a demissão, pois o trabalhador pode recorrer ao Judiciário caso se sinta lesado. Essa cautela é essencial para ambas as partes, evitando conflitos futuros e garantindo que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

Em uma entrevista exclusiva ao site Repórter Beto Ribeiro, a advogada especialista em direito trabalhista, Dra. Francielli Palma Maciel, esclarece pontos importantes sobre a missão por justa causa, uma modalidade que, por envolver faltas graves, traz consequências graves para o trabalhador.

Segundo a Dra. Francielli, para que a demissão por justa causa seja válida, é essencial que o desligamento ocorra imediatamente após a falta grave cometida pelo trabalhador. “A caracterização da justa causa depende do desligamento instantâneo. Por exemplo, se houver uma briga dentro da empresa, o desligamento deve ser realizado na mesma hora. Caso a demissão ocorra apenas no dia seguinte, já não é caracterizada como justa causa”, explica uma advogada.

Além da questão da validade, a missão por justa causa também impacta diretamente nos direitos que o trabalhador deixa de receber. Conforme Dra. Francielli, o funcionário não terá direito ao aviso prévio, ao seguro-desemprego e à multa rescisória de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Nesses casos, o trabalhador perde também a guia para levantar o FGTS, pois o acesso ao fundo é limitado nas demissões por justa causa”, esclarece.

A advogada ainda destaca que a justa causa deve ser comprovada com rigor para que o empregador não cometa erros ao definir a demissão, pois o trabalhador pode recorrer ao Judiciário caso se sinta lesado. Essa cautela é essencial para ambas as partes, evitando conflitos futuros e garantindo que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

Artigos Relacionados

Prefeitura abre cadastros para castração gratuita de cães e gatos em Araras, SP

Os tutores devem enviar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço para o e-mail [email protected]...

Moradores pedem providências urgentes para ponte com risco de queda na região do bairro Cascata em Araras, SP

Eles afirmam que, na última manutenção, os moradores tiveram que arcar com os custos e...

Presidente do Clube Sayão, Alex Zaniboni, denuncia ataques nas redes sociais e garante providências

De acordo com o presidente, uma pessoa identificada como responsável pelo conteúdo falso confessou ter...

Últimas Notícias