Depois de 20 anos a campanha Araras Sem Fome está de volta

Clubes de Serviços querem ajudar entidades e famílias carentes de alimentos também por causa da pandemia.

Depois de 20 anos a campanha Araras Sem Fome está de volta. Desta vez para suprir a carência de alimentos das entidades assistenciais da cidade e de famílias que não possuem o que comer em consequência da crise econômica também gerada pela pandemia do coronavírus.

Originalmente a campanha nasceu em 2001, pela Rede Tiradentes de Supermercados, por iniciativa dos Ciganos Moto Clube. Realizada até 2014, a campanha foi premiada duas vezes pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) como uma das melhores campanhas sociais do Brasil. O seu formato inovador e organizado, e o alto volume de alimentos arrecadados, foram decisivos para estas premiações. 

Agora, exatos 20 anos após a sua primeira edição, a campanha ressurge por iniciativa do Rotary Club de Araras Alvorada. Coordenada pelo membro Ivo Patrezi, que participou ativamente das edições anteriores pela Rede Tiradentes, a campanha reuniu novamente todos os clubes de serviço de Araras em um objetivo único: suprir a carência de alimentos.

Durante suas 14 edições anteriores, a campanha arrecadou um total aproximado de 800 toneladas (800 mil quilos) de alimentos, chegando à incrível marca de 120 toneladas em uma única edição. Todo esse sucesso pretende ser repetido nesta nova fase da campanha. 

“Precisamos unir forças para ajudar a população que depende das entidades assistenciais e as famílias que estão entrando na linha da pobreza por conta de todo o reflexo da pandemia da Covid-19”,  explica o rotariano.

Além do Araras Alvorada, também fazem parte da iniciativa o Rotary Club de Araras, Rotary Club de Araras Sul, Lions Club de Araras, Rotaract Club de Araras-União, Interact Club de Araras-União, Sinistro Moto Clube, Loja Maçônica Dr. Luiz Narciso Gomes, Loja Maçônica Luz da Lealdade Ararense, Loja Maçônica Harmonia e Progresso de Araras e a Loja Maçônica Fraternidade Ararense.

Como doar?

O start da nova Araras Sem Fome será dado nesta sexta, de forma virtual. Membros dos grupos participantes irão dar uma nova roupagem em suas redes sociais, com a nova identidade visual da campanha que chama a atenção para um prato vazio e dois garfos e duas facas que, combinados, fazem uma # numa alusão à conectividade e modernidade do momento, mostrando que todos podem ajudar, de onde quer que estejam, com doações financeiras feitas por transferência.

É que nesta nova fase, a campanha receberá, além de alimentos não perecíveis, a doação em dinheiro por meios eletrônicos (pix, transferência ou depósito em conta) e todo o valor arrecadado será convertido em alimentos semanalmente. A conta corrente, criada exclusivamente para a campanha, e as doações serão administradas por uma comissão criada por todos os clubes de serviços locais que se reunirão frequentemente para as tomadas de decisões. 

O caminho do alimento

  • O alimento ou o dinheiro é recebido pela campanha Araras Sem Fome;
  • A comissão de clubes de serviços se reúne e avalia qual entidade está precisando e quais os tipos de alimentos necessários (ex: leite, arroz, feijão, etc) para atendê-la;
  • Uma comissão de compras, formada por membros voluntários dos clubes de serviços, analisa o pedido e sai em busca de comprar os alimentos com os melhores preços.
  • As entidades escolhidas nesta doação são chamadas para receber os alimentos em uma entrega formal. Tudo é devidamente registrado e acompanhado pela população e pelos clubes de serviços.

Onde entregar alimentos?

  • Pontos físicos: Galassi Gás e Água, Supermercados Cubatão, Supermercados Copacabana, Supermercados Pague Menos, Jaú Serve, Favetta Supermercados, Tonin Atacadista e Acia – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras.
  • Nos caminhões da Galassi Gás e Água

Agradecimentos

A Campanha Araras Sem Fome, além da rede solidária formada pelos clubes de serviços e outras entidades da cidade, tem como parceiros a Mídia13 Propaganda e o Sicoob UniMais, e apoio da Nova Era Farmácia de Manipulação e Carvão Araras, além dos pontos de coleta. Os realizadores também agradecem a imprensa pelo apoio na propagação desta ideia.

Saiba mais e doe!

https://ararassemfome.com.br/

@ararassemfome

fb.com/Araras-Sem-Fome

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT