Desafio da ‘Boneca Momo’ ameaça jovens em mensagens no WhatsApp

Jogo nas redes sociais pede dados de crianças e adolescentes e induz ao enforcamento.

Um novo jogo na Internet está induzindo crianças e adolescentes ao suicídio, e já fez uma vítima no Brasil. Trata-se do “desafio da boneca Momo”, que acredita-se ter levado um menino de 9 anos a se enforcar no Recife. À polícia de Pernambuco, a mãe do garoto teria dito que ele estava participando de um jogo, quando foi encontrado sufocado em uma árvore.

Depois do incidente, escolas de vários estados se mobilizaram a avisar os pais sobre a nova ameaça.

O que é isso?

O desafio teria começado em um grupo do Facebook, que informava um número de telefone desconhecido para os participantes entrarem em contato.
Através desse número, entra-se em contato com uma pessoa que se identifica como “boneca Momo”, usando o avatar de uma criatura de cabelos lisos e olhos esbugalhados. As crianças e os adolescentes são induzidos a passar informações pessoais e participarem de desafios de sufocamento e enforcamento. Ao medir o tempo que aguenta sem ar, a vítima pode morrer sufocada.

O que fazer

Além de se abrirem ao diálogo com os filhos, para saberem o que eles fazem nas redes sociais, os pais podem colocar filtros de acesso à Internet e ficar de olho nos perfis e grupos que as crianças curtem.

Páginas de conteúdo impróprio podem ser denunciadas à Polícia e à própria rede social, que deve analisar o risco das mesmas e tirá-las do ar se forem prejudiciais.

Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT