Descarte criminoso chega ao Sistema Alternativo de Tratamento de Esgoto do Município de Araras, SP

Saema acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e também a Cetesb.

O Saema – Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (SP) detectou nesta quinta-feira (27), a entrada nas lagoas do Sistema Alternativo de Esgoto, de resíduos aparentemente industrial. Esse descarte criminoso causou um desiquilíbrio no tratamento de esgoto, acelerando a produção e liberação de gases que geraram forte odor durante à tarde de quinta e madrugada desta sexta-feira.

Assim que detectada a entrada desse esgoto aparentemente industrial, a equipe técnica fez o desvio e alterou a dosagem dos produtos, visando evitar transtornos aos moradores vizinhos à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Todavia, o procedimento amenizou, mas não eliminou o mau cheiro, devido ao descarte ser de grande proporção.

De acordo com a presidente do Saema, Marluce Natália de Góes Lima, além das medidas técnicas, a autarquia acionou, na manhã desta sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e também a Cetesb para averiguação da origem do material descartado irregularmente. Além disso, vai registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido.

clique na imagem e saiba mais

Outra medida também que está sendo realizada é a vistoria de todos os poços de visitação, visando saber de qual região veio esse esgoto. (Com informações da Asssessoria de Comunicação Saema.