DESMENTINDO A LENDA – Paracetamol P/500 contém vírus machupo

Mais um HOAX ou seja mais uma lenda urbana da internet

Vocês ouviram dizer que o medicamento Paracetamol P/500 contém um vírus mortal chamado machupo? Bom! Esta informação não é nova, mas voltou a circular nas redes sociais. O texto traz um alerta sobre o remédio e  faz um apelo para que as pessoas não tomem o Paracetamol P/500 e também pede para os internautas compartilhar a notícia.

Segundo o texto, trata-se de “um novo paracetamol , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Machupo”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo…,” diz um trecho da mensagem atribuída à “Radio Nacional de Angola”.

Para deixar nossos leitores bem informados, a primeira coisa que pesquisamos foi sobre esse tal vírus Machupo. E descobrimos que ele existe e está associado à febre hemorrágica boliviana. A infecção causa febre alta, acompanhada de fortes sangramentos. Inclusive, o Machupo figura lista dos 10 vírus mais perigosos do mundo. “O Machupo pode ser transmitido de humano para humano, e roedores frequentemente o portam”

 

O vírus em questão realmente existe, mas não há ligação nenhuma com o princípio ativo PARACETAMOL, isso é só mais uma LENDA DE INTERNET.

 

paracetamol-p500-contem-virus-machupo DESMENTINDO A LENDA - Paracetamol P/500 contém vírus machupo
Paracetamol P/500 contém vírus machupo

Calma, gente! Não queremos assustar ninguém. Mas para desmentir um boato é preciso seguir alguns critérios.  Agora que sabemos que o vírus existe, fomos buscar informações sobre os médicos que provaram que o Paracetamol P/500 contêm o vírus machupo e descobrimos que está informação não é verdadeira. Descobrimos também que a Radio Nacional de Angola não traz nenhum alerta sobre o uso do medicamento.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também não publicou nenhuma restrição sobre o uso de Paracetamol, muito usado para o alívio temporário de dores leves a moderadas associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores leves relacionadas a artrites, dismenorreia e para a redução da febre, como informa a bula do medicamento.

Pagina da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre o medicamento PARACETAMOL acesse AQUI

Fonte: ANVISA

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT