quarta-feira, 17 junho, 2026

DEZEMBRO VERMELHO: Secretaria Municipal da Saúde realiza atendimentos na Usina São João em Araras, SP

Campanha de prevenção ao vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis acontece durante todo o mês.

Nos dias 26 e 28 de novembro, o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e o Núcleo de Apoio em Educação e Saúde (NAES) promoveram uma importante ação de saúde na Usina São João. Durante esses dias, foram realizados testes rápidos em aproximadamente 60 pessoas, como parte da campanha Dezembro Vermelho.

A iniciativa Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha é fundamental para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce dessas doenças.

Os testes rápidos realizados pelo SAE e NAES são essenciais para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento adequado dos casos positivos para tratamento e acompanhamento. A ação na Usina São João reforça o compromisso das entidades em levar serviços de saúde até a comunidade, especialmente em locais de trabalho, onde muitas vezes os trabalhadores não têm acesso fácil a esses serviços.

Além dos testes, a campanha Dezembro Vermelho também promove atividades educativas, distribuindo materiais informativos e orientando a população sobre as formas de prevenção e os direitos das pessoas que vivem com HIV e outras ISTs. Essas ações visam reduzir o estigma e a discriminação, incentivando a busca por diagnóstico e tratamento.

A participação dos trabalhadores da Usina São João na campanha demonstra a importância da conscientização e do engajamento de todos na luta contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O SAE e o NAES continuam comprometidos em oferecer atendimento de qualidade e em promover ações que contribuam para a saúde e bem-estar da população.

Artigos Relacionados

Modelo paulistana Kailane Prado celebra resultado de procedimento na Clínica Marcelo Montoni: “O resultado ficou extremamente natural e estou muito feliz”

"O procedimento foi tranquilo, praticamente indolor, e a recuperação aconteceu de forma muito rápida. Em poucos dias já consegui retomar minhas atividades normalmente”, relatou.A...

Bairro Dom Pedro recebe arrastão de combate à dengue neste sábado (13) em Araras, SP

A ação tem como objetivo intensificar as orientações à população e auxiliar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.A Prefeitura de Araras,...

Tomógrafo entra em operação na Santa Casa marcando inauguração do novo Parque de Imagens da instituição em Araras, SP

Prefeito, vereadores e lideranças da saúde participam de ato que marca início de inovações e melhorias no hospital. A Santa Casa de Araras volta a...

Últimas Notícias