Diabéticos estão sem insulina há 4 meses por falta de pagamento da prefeitura de Araras, SP

Em busca de esclarecimentos, nossa equipe conversou com Romildo Benedito Borelli, conhecido como “Baiano da Farmácia”, secretário Municipal da Saúde. Ele informou ter negociado com o fornecedor das insulinas, propondo pagar as compras de janeiro em fevereiro e parcelar as dívidas anteriores por meio da Secretaria Municipal da Fazenda. A empresa ainda não respondeu à proposta.

Na manhã desta terça-feira (28), nossa reportagem foi procurada por uma moradora de Araras (SP), que relatou a grave situação de falta de insulinas na farmácia de alto custo do município, mesmo com um processo judicial em andamento. Segundo ela, o pai, que é diabético, está sem os medicamentos há quatro meses.

“Faz 4 meses que meu pai não consegue as insulinas pela prefeitura e a informação recebida lá é que não tem previsão por falta de pagamento. Um absurdo porque diabéticos dependem exclusivamente do uso de insulina para sobreviver”, desabafou a moradora.

Os medicamentos em questão são TRESIBA e HUMALOG, essenciais para o tratamento do diabetes. Em busca de esclarecimentos, nossa equipe conversou com Romildo Benedito Borelli, conhecido como “Baiano da Farmácia”, secretário Municipal da Saúde.

De acordo com Baiano, o problema é resultado de dívidas deixadas pela antiga administração com a empresa fornecedora das insulinas. “Os medicamentos não estão sendo entregues até que as notas atrasadas sejam pagas”, explicou.

O secretário informou que tentou negociar com um fornecedor para evitar que os pacientes continuassem sem os remédios. “Entrei em contato com o gerente da empresa e a conta é alta. Eu disse a ele que nós precisávamos que ele nos entregasse insulinas e continuasse nos atendendo porque faríamos assim: o que a gente comprasse em janeiro a gente pagava em fevereiro, e o que ficou para trás a Secretaria Municipal da Fazenda iria entrar em contato para dividir os pagamentos da melhor forma possível.

Para iniciar a retomada do fornecimento, a administração municipal fez uma cobrança extrajudicial à empresa, que é o único fornecedor dessas insulinas específicas. “Estamos esperando para ver o que vai acontecer. Infelizmente, não tenho como responder quanto tempo vai demorar para resolver, mas acredito que nos próximos dias a gente conseguirá uma solução”, concluiu o secretário.

A situação gera preocupação e revolta entre os pacientes e familiares que dependem desses medicamentos para sobreviver, evidenciando a gravidade do impacto da má gestão pública no passado e a necessidade de resolução urgente para o problema.

Artigos Relacionados

Deputado Federal Mário Frias destina R$ 4 milhões em emenda parlamentar para a Rede de Saúde São Leopoldo Mandic

A direção da São Leopoldo Mandic agradeceu o apoio parlamentar e destacou que os investimentos...

Casa Ismael Biaggio é inaugurada como nova sede administrativa da FunSayão em homenagem ao saudoso filantropo em Araras, SP

A cerimônia de descerramento da placa contou com a presença de autoridades locais, membros da...

Rede de Saúde São Leopoldo Mandic realiza cerca de mil atendimentos diários pelo SUS em Araras, SP

A informação foi repassada à nossa reportagem pelos diretores da Rede, César Pinheiro e Dr....

Últimas Notícias