Dívida de R$ 627 milhões desafia início de gestão de Irineu Maretto em Araras, SP

De restos a pagar até 31 de dezembro de 2024, a municipalidade contava com R$ 184.644.685,41.

Durante evento que marcou os primeiros 100 dias de governo, realizado na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Irineu Maretto anunciou que a dívida do município de Araras é de R$ 627.603.553,36. Fazem parte deste valor: dívidas de restos a pagar, financiamentos, parcelamentos, licença-prêmio, férias vencidas e banco de horas dos servidores públicos municipais, além de débitos com o E-Social, e o custo para a retirada e destinação do acúmulo de lixo doméstico e entulho até 2024.

Entendendo a dívida

De restos a pagar até 31 de dezembro de 2024, a municipalidade contava com R$ 184.644.685,41. Nesses 100 dias, a Prefeitura pagou R$ 16.667.531,09 de dívidas da gestão anterior, o que representa quase 10% da dívida de restos a pagar.

Já o valor de R$ 414.609.095,76, é a soma das dívidas (fundadas) de financiamentos com o Finisa (Caixa Econômica Federal), Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), Iluminação Pública (Banco do Brasil) e aquisição de máquinas e equipamentos (Banco do Brasil), além de parcelamentos de débitos com Receita Federal e com a Elektro (Consumo de Energia), parcelamento e reparcelamento com a Araprev, bem como os precatórios. Este valor corresponde ao saldo das dívidas (fundadas), com valores corrigidos, incluindo amortização e juros até o final de cada contrato.

Para pagamento das dívidas (fundadas), o município conta com parcelas mensais de R$ 5.507.205,66. Todos os meses, a quantia é descontada dos cofres da Prefeitura para a amortização dos empréstimos e financiamentos.

Os R$28.349.772,19 restantes para chegar na soma de R$ 627.603.553,36, são dívidas com o pagamento de rescisões dos funcionários comissionados da gestão 2021/2024, com licenças-prêmio atrasadas, férias vencidas e banco de horas de servidores municipais até 31 de dezembro de 2024, além de débitos com o E-Social nos anos de 2022, 2023 e 2024. Completam o valor, o custo para a retirada e destinação do lixo doméstico e entulho acumulados até o final de 2024.

[ERRATA: Informamos incorretamente que a dívida da Prefeitura somava R$ 1.042.212.649,12, resultado da soma de R$ 627.603.553,36 com R$ 414.609.095,76. No entanto, o valor correto da dívida é de R$ 184.644.685,41, referente à dívida consolidada. O valor de R$ 414.609.095,76 representa as dívidas fundadas]

Mais de 16 milhões de reais já foram pagos

Nesses 100 dias, a Prefeitura pagou R$ 16.667.531,09 de dívidas da gestão anterior, o que representa quase 10% da dívida de restos a pagar. Esse pagamento foi necessário para manter diversos serviços essenciais à população, como a regularização da merenda escolar e compra de medicamentos. Além do pagamento dos atrasados, a Prefeitura mantém em dia os fornecedores que prestaram serviços nesse ano de 2025.

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