Docente da UFSCar lança livro sobre atendimento psicossocial de adolescentes infratores

Obra aborda a relação de profissionais e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, tanto em regime meio aberto quanto de internação.

O docente Alex Pessoa, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou o livro “Atendimento psicossocial de adolescentes em conflito com a Lei: resultados de pesquisa e práticas exitosas”.

A obra foi realizada em conjunto com as professoras Edinete Maria Rosa, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Maria de Fátima Pereira Alberto, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e está disponível no formato impresso e digital.

clique na imagem e saiba mais

Entre os capítulos do livro, há a narrativa do esforço de pesquisadores e profissionais que atuam com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, tanto em meio aberto quanto de internação, apresentando pesquisas e propostas de intervenção que podem subsidiar as práticas e as reflexões de profissionais que atuam diretamente com este público.

A partir de uma compreensão crítica da realidade vivida pelos adolescentes, a proposta da coletânea é compartilhar experiências consideradas bem-sucedidas no que se refere à intervenção psicossocial em contextos de socioeducação, inspirando outros profissionais a desenvolverem atividades criativas e inovadoras que estejam alinhadas com as necessidades dos jovens.

Obra de docente da UFSCar aborda intervenções bem-sucedidas com adolescentes em regime aberto e fechado — Foto: Divulgação/UFSCar