Doença periodontal: comum em cães e gatos, sintomas pedem atenção

Nossa reportagem esteve conversando com a médica veterinária Sarah Iza Bianchini – Animal Planet Hospital Veterinário.

A doença periodontal é uma afecção que acomete o periodonto (a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes). É provocada pela presença da placa bacteriana e tem caráter progressivo, ou seja, se não tratada, a doença não regride. Pode ter períodos de atividade e inatividade, apresentando sintomas mais evidentes e agudos quando há queda no sistema imunológico.

Além dos danos na cavidade oral, tais como: inflamação da gengiva, perda dos tecidos de sustentação dos dentes, perda dos dentes, mau hálito, pode também causar distúrbios sistêmicos. Endocardite bacteriana, alterações em fígado, rins, articulações, meninges, pulmões… pelo efeito sistêmico, bactérias da placa bacteriana, bem como seus subprodutos e toxinas, podem ganhar a corrente sanguínea e atingir o organismo como um todo.

Para saber mais, nossa reportagem esteve conversando com a médica veterinária Sarah Iza Bianchini – Animal Planet Hospital Veterinário. Assista ao vídeo:

A Animal Planet, é um hospital veterinário com mais de 13 anos no mercado. Fundada e dirigida por Paulo Côrte Neto (CRMV-SP 15279), a instituição é reconhecida regionalmente pelos cuidados com a saúde e o bem estar dos peludos.

O hospital conta com aproximadamente 900m², possui recepção externa e interna, sala de vacina para filhotes, duas salas para exames, centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo, sala de esterilização de equipamentos, laboratório clínico, pet store, centro estético, farmácia especializada e hotel.

O atendimento funciona 24 por dia, 7 dias por semana, para garantir o socorro rápido e especializado em casos de emergências. Das 8h às 19h é possível efetuar consultas pré-agendadas com especialistas ou clínico geral, inclusive marcar uma consulta domiciliar.