Caso foi denunciado pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal da cidade em 2023 e sentença publicada em 2025; mulher foi condenada a pena restritiva de direitos.

Uma proprietária de um canil clandestino foi condenada por maus-tratos no bairro Yolanda Ópice, em Araraquara (SP). Nove cães da raça American Bully foram encontrados com orelhas mutiladas. O canil foi multado em mais de R$ 31,5 mil pela Prefeitura Municipal e Coordenaria do Bem-Estar Animal.
A Justiça condenou a mulher de 39 anos a dois anos de reclusão em regime aberto, além de 10 dias/multa no valor 1/30 do salário mínimo vigente. Porém, a pena privativa de liberdade foi convertida em restritiva de direitos.
De acordo com a sentença da juíza Adriana Albergueti, publicada no dia 31 de janeiro deste ano, a pena restritiva de direitos proíbe a guarda de animais pelo período de dois anos e a comercialização, além da apreensão dos animais. A decisão é da 1ª Vara Criminal e cabe recurso.
Em 2023, a Coordenaria realizou fiscalização no local após uma denúncia e encontrou cachorros com orelhas cortadas. A prática conhecida como conchectomia é proibida no Brasil. A fiscalização notou também a falta de alvará de funcionamento e de veterinário responsável.
