Dono de fazenda com búfalos em situação de maus-tratos é preso em Brotas, SP

Segundo a Polícia Civil, ele irá responder por cada animal encontrado. Advogado de defesa nega situação de abandono.

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (11), o dono da fazenda onde centenas de búfalos foram encontrados em situação de abandono e maus-tratos em Brotas (SP).

Segundo o delegado Douglas Brandão do Amaral, o fazendeiro foi autuado por maus tratos e irá responder por cada animal encontrado. No sábado (6), quando a situação foi descoberta, a Polícia Ambiental já havia elaborado uma multa de R$ 2,133 milhões.

“Ontem, no fim da tarde, ele começou a passar trator no local para estragar pasto que ainda era bom. Então vimos que a intenção dele, ainda não sei por qual motivo, era de matar esses búfalos. Diante desse dolo direto, decidimos autua-lo por maus-tratos animais em concurso material, ou seja, cada búfalo que está sendo maltratado lá é um crime”, afirmou o delegado.

Polícia Ambiental chegou à fazenda em Brotas após denúncia — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Advogado de defesa nega situação de abandono

O advogado de defesa do dono da fazenda afirmou que ele nega os maus-tratos dos animais, que a Justiça determinou que a família tome providências para o bem-estar dos animais, com prazo de 15 dias para apresentar os cuidados adotados com os búfalos.

No total, 667 cabeças, sendo 335 vacas e 332 bezerros, todos do gênero bubalus (búfalo-asiático), foram encontrados em situação de abandono na propriedade. Havia 22 carcaças enterradas.

Polícia Ambiental encontrou 22 carcaças de búfalos em fazenda de Brotas — Foto: Divulgação

Búfalos estavam atolados

Após a autorização da Justiça, voluntários e representantes de entidades não governamentais, empresas e da prefeitura municipal se uniram para dar água e alimento aos animais.

Muitos animais estão com desnutrição ou doentes e receberam cuidados de veterinários e zootecnistas. Alguns búfalos estavam atolados e precisaram ser içados da lama com a ajuda de uma retroescavadeira.

Voluntários deram alimentos e cuidados a búfulos em situação de abandono em fazenda de Brotas — Foto: Reprodução EPTV
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT