Doria anuncia que IPVA poderá ser parcelado em até 5 vezes a partir de janeiro de 2022 em SP

Mudança foi anunciada neste sábado (11), em Santos, no litoral de São Paulo, durante coletiva de imprensa. Governador afirmou que medida será publicada no Diário Oficial na próxima semana.

O governador João Doria (PSDB) anunciou que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser parcelado em até cinco vezes a partir de janeiro do ano que vem. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa realizada neste sábado (11), em Santos, no litoral de São Paulo.

“De três vai para cinco vezes, em respeito às pessoas que têm o seu automóvel usado, ou mesmo o novo, [para que] tenham uma condição melhor de pagamento para sua taxa de IPVA. Eram três vezes, e a partir de janeiro será em cinco vezes”, afirmou.

Segundo Doria, a mudança deverá ser publicada no Diário Oficial na próxima semana. “Foi uma decisão de ontem, sexta-feira. É uma informação que atende a uma parcela considerável da população, porque todos que têm automóvel já são automóveis usados, têm um automóvel de um valor mais expressivo, é razoável que tenhamos compreensão de que eles vão precisar de um pouco mais de tempo, para poder ter no parcelamento uma forma adequada de cumprirem o seu dever de pagar o IPVA”, completou.

Ainda de acordo com o governador, a medida também se aplicará ao licenciamento de novos veículos, a partir do dia 2 de janeiro de 2022.

Aumento do IPVA

O IPVA ficará, em média, 25% a 30% mais caro em 2022 em São Paulo. O imposto é baseado no valor do veículo, e tanto os automóveis novos como os usados acumularam expressiva valorização em 2021, conforme o estado.

Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos 0km. A alíquota de São Paulo é de 4% para carros movidos a gasolina ou flex.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP