O projeto tem como principal objetivo mostrar às crianças o papel essencial que esses animais desempenham no equilíbrio ecológico.

Na manhã desta segunda-feira, a EMEIEF “Ivan Inácio de Oliveira Zurita”, localizada na zona rural de Araras (SP), recebeu uma visita especial voltada à conscientização ambiental. A Médica Veterinária Dra. Audrei Marques Fedatto e o Biólogo Thiago Marques estiveram na unidade escolar para apresentar um importante Projeto de Educação Ambiental, que visa desmistificar a imagem negativa de alguns animais silvestres, como cobras e saruês.
O projeto tem como principal objetivo mostrar às crianças o papel essencial que esses animais desempenham no equilíbrio ecológico. “As cobras, por exemplo, controlam a população de roedores e pequenos animais, o que é fundamental para manter o equilíbrio da cadeia alimentar. Já os saruês auxiliam no controle de insetos, pequenos vertebrados — como os escorpiões — e ainda contribuem para a dispersão de sementes”, explicou o biólogo Thiago Marques durante a apresentação.

Promover respeito e eliminar o preconceito contra esses animais
De maneira lúdica e educativa, os estudantes puderam aprender que todos os seres vivos possuem uma função vital na natureza, mesmo aqueles que costumam causar medo ou repulsa. A proposta é estimular o respeito e combater o preconceito contra esses animais, incentivando atitudes conscientes desde a infância. “Educar é a melhor forma de proteger. Quando a criança entende a importância da biodiversidade, ela cresce respeitando a vida em todas as suas formas”, destacou a Dra. Audrei.
A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pela Médica Veterinária Dra. Fernanda Senter Magajevski, e também da equipe do CRAS Pró Arara, que participou ativamente das ações realizadas. O convite para a realização da atividade partiu do professor Rinaldo Gonzaga da Silva, que destacou a relevância do tema para a formação cidadã dos alunos da escola.
A iniciativa reforça a importância de projetos interdisciplinares no ambiente escolar, promovendo conhecimento, respeito e preservação da fauna e flora, especialmente em áreas rurais, onde o contato com esses animais é mais frequente.
