Eleições 2020: conheça o plano de governo dos candidatos a prefeito de Araras, SP

O prazo para o registrou terminou no sábado (26).

O município de Araras (SP) teve cinco candidaturas a prefeito registradas no Tribunal Superior Eleitoral. O prazo para o registro terminou no sábado (26). O portal Repórter Beto Ribeiro reuniu todas as propostas de governo dos candidatos a prefeito da cidade nas eleições de 2020, veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):

Bibo Bozzini

clique na imagem e saiba mais

Número de páginas: 35

APRESENTAÇÃO: O Brasil e o povo brasileiro vivem tempos difíceis. A imensa crise social, fiscal e econômica foi agravada pela pandemia da COVID-19 e pelos desgovernos de Bolsonaro e Dória. A retirada de direitos, o desmonte das políticas públicas, o ataque ao patrimônio público, a total ausência de programas de desenvolvimento, faz com que a queda de arrecadação e o aumento da demanda por serviços públicos cresça cada vez mais nos municípios brasileiros. Portanto, é fundamental assumir o compromisso de governar, com visão inovadora, pautada na gestão ética, transparente e democrática, com ampla participação popular, priorizando e cuidando dos que mais precisam.

Neste cenário, o Partido dos Trabalhadores (PT), apresenta seu Programa de Governo para o município, período 2021-2024, com um projeto de gestão inovadora, com o olhar no presente, mas projetando ações para o seu futuro.

Nossa administração promoverá uma efetiva inversão de prioridades, comprometida com o bem- estar da população, privilegiando os investimentos sociais nas áreas de educação, saúde, assistência, saneamento básico, agricultura, habitação, transporte, meio ambiente, cultura, esporte, segurança, desenvolvimento local, de forma articulada com todos os segmentos sociais e esferas de poder.

Para isso, vamos debater com a população de Araras as propostas para uma gestão aberta ao diálogo e à participação popular. Uma gestão atenta às reais necessidades da população e às dificuldades dos segmentos vulneráveis que estará desamparada diante da grave situação do país.

Em virtude disso, apresentamos nosso Programa de Governo, fruto do acúmulo histórico das propostas apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores, que por meio de seus mandatos populares vem atuando na defesa de um plano de reconstrução e transformação social, capaz não apenas de retomar o crescimento da economia, mas, acima tudo, construir um desenvolvimento local, social e ambientalmente sustentável.

Salientamos ainda que várias propostas presentes nesse programa foram também construídas em Grupos de Trabalhos (GT) por áreas específicas (GT Saúde; GT Agricultura e Meio Ambiente, GT Educação, GT Cultura, GT Democracia, GT Segurança, GT Desenvolvimento, GT Assistência Social e GT Mobilidade). Militância e simpatizantes do movimento de esquerda de Araras,  convidados, entre muitos especialistas, fizeram presentes para consolidação na elaboração deste documento.

Temos ainda, no exercício de nossas práticas de participação popular, a Plataforma Virtual “Araras que Queremos” (https://www.programadegovernopt.com.br/araras/) que nesse momento de distanciamento social, é mais uma ferramenta que nos ajudará no levantamento de problemas, soluções e das necessidades de nosso município. Enquanto a pandemia nos separa fisicamente, nos encontramos nessa plataforma.

Temos plena convicção que, com o apoio da população de Araras, implantaremos as políticas que formulamos e defendemos, em pleitos eleitorais recentes, tanto no âmbito federal e estadual, quanto no municipal. A partir da evolução e ampliação dessas propostas e do desenvolvimento de novos projetos, apresentamos as diretrizes e compromissos que assumimos com o povo de Araras. Veja a íntegra da proposta de governo de Bibo Bozzini

Bonezinho Corrochel

Número de páginas: 23

APRESENTAÇÃO: Araras novamente passa por um momento conturbado quanto ao cenário político, o qual é fruto do descaso com a população e com o bem público. Mais uma vez a cidade viveu instabilidade política, onde tivemos 4 prefeitos nos últimos 4 anos. Diante de tal situação construímos uma coligação forte com o objetivo de colocar Araras entre as melhores cidades do Brasil e retomar seu desenvolviment0, o  assim como, implementar políticas públicas voltadas ao bem-estar e desenvolvimento social. Sabemos do desafio que enfrentaremos pela frente, com uma prefeitura desordenada, com o orçamento municipal um caos, e diversos serviços públicos que foram sucateados ou ruíram-se.

Destarte, construímos um grupo político que tem o objetivo e a vontade de trabalhar para a população de Araras. Uma coligação que ama sua cidade e observou o descaso que a “ coisa pública” foi tratada nos últimos 4 anos.

Construímos um grupo capacitado em gestão pública, visando implementar uma gestão moderna e transparente na Prefeitura de Araras. Um grupo político de renovação, porém dosando com pessoas experientes, com vontade de mudanças e que representa a nova política, uma nova forma de governar. Com o objetivo de desburocratizar e informatizar o sistema público. Uma gestão que fortalecerá a participação cidadã. Uma gestão que estará preocupada com os indicadores e a qualidade dos serviços públicos ofertados aos cidadãos, e que trabalhará arduamente para tornar Araras uma cidade melhor.

Assim apresentamos alguns tópicos em nosso plano de governo, os quais entendemos serem os pilares para uma gestão efetiva e inovadora, um melhor controle do gastos públicos e maior implementação de políticas públicas voltadas ao bem-estar social. Veja a íntegra da proposta de governo de Bonezinho

Pedrinho Eliseu

Número de páginas: 54

APRESENTAÇÃO: O presente Projeto de Plano de Governo é fruto de uma vida toda de convivência diária com os assuntos da Prefeitura de Araras, em razão de meus pais terem sido funcionários públicos municipais por décadas, algo que acompanhei ativamente desde a meninice. Soma-se a tudo, a chance que tive de, por duas vezes no cargo de prefeito, vivenciar na prática todos os aspectos relacionados à gestão da coisa pública. Mas não foi só isso. Acertei, errei e sobremaneira, decidi aprender com os erros, sempre após profunda avaliação e estudo, o que me permitiu conhecer profundamente a máquina pública, seus caminhos, o que é possível e o que demandará tempo para acontecer, a requerer providências de preparação no presente, com os olhos no futuro.

Logo, como não foi possível executar a essência na íntegra, de 2017 a maio de 2018, enquanto estive no cargo de prefeito, apresentamos agora as mesmas premissas, mas de maneira reeditada e aprimorada, depois de amadurecido e muito mais realista.

Há vários fatores que têm impacto em qualquer projeto. Do ponto de vista técnico, segundo as melhores práticas de projeto, o tempo, o escopo e os recursos têm impacto direto em qualquer projeto. Claro que ainda no mesmo sentido, nem tudo precisa ser resolvido com “Projeto”, ao passo que a expressão é algo específico, que cabe apenas em algumas situações, restando descabido utilizar a expressão Projeto para tudo o que se quer fazer. Um erro que muitos cometem, por desconhecimento do assunto em sua totalidade.

Isto esclarecido, convém dizer que este Plano tem o nome de Projeto, porque foi concebido segundo aquelas técnicas, para culminar com a sua entrega no prazo, para esta eleição.

Dentro da administração, contudo, as melhores técnicas dos projetos devem ser utilizadas para um objetivo específico, com um gerente, equipe própria, tempo, recursos financeiros, materiais, etc.

Tecnicamente, o plano de fundo deste Projeto do Plano foi concebido dentro da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em que por doze meses cursei Gerenciamento de Projetos, levando, em conjunto com um colega de turma do MBA, a ideia da gestão profissional para dentro do município (Prefeitura de Araras e autarquias). E a premissa é a seguinte, respeitadas as diferenças, afinal inseridos no âmbito da coisa pública há severas restrições de ordem burocrática e legal, os preceitos-base da melhor administração são os mesmos adotados pelas empresas mundo afora, seja quanto ao planejamento das ações e políticas de governança, seja na execução e no controle, por meio de indicadores e outras técnicas mais.

Assim foi que criamos o conceito de prefeitura-empresa como “meio, para o fim de alcançar os melhores resultados” nos diferentes seguimentos do município, a que ousamos denominar de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Melhorar e modernizar primeiro a estrutura, de dentro para dentro da máquina, para lograr bons resultados nas ações-finalísticas, considerados os objetivos do governo municipal.

O desejo que se tem é o de colocar Araras, de uma vez por todas, no conceito das “Cidades Inteligentes”, o que no curto espaço de tempo em que estivemos à frente da Prefeitura de Araras (jan. 2017/mai. 2018), nós conseguimos começar a fazer.

Claro que tal não será fácil, nem se fará em pouco tempo. Mais ainda para uma cidade que deixou de cuidar dos seus resíduos sólidos, de tratar seus efluentes (maio de 2015, ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, deixou de funcionar) e que por falta de visão no desenvolvimento urbano, agora padece com a falta d´água em alguns bairros.

Olhando para dentro do Governo, as Cidades inteligentes são aquelas que se utilizam de técnicas e dados eletrônicos interligados, para que os gestores consigam diagnosticar necessidades, medir a sua intensidade, o nível de relevância para os moradores, e, assim, definidos os objetivos das políticas públicas, buscar a excelência desejada na qualidade dos serviços, com indicadores que permitam sua fiscalização desde o planejamento até a execução.

Do ponto de vista externo, Cidades Inteligentes são as cidades onde o que se consegue é diminuir o stress do dia a dia, possibilitar que haja mais alegria na vida das pessoas e assim se resgate o verdadeiro conceito de sociedade e civilização, que se perdeu no espaço e no tempo à vista dos males cotidianos do mundo.

Cidade inteligente é antes de tudo amiga do meio ambiente, porque é dele que se obtém a qualidade de vida que os munícipes merecem. E, além disso, é cidade que cria mecanismos de ouvir as pessoas, prover respostas rápidas, algo que já fizemos com a criação do Programa “Ganha Tempo” e que precisa ser expandido para todas as áreas do poder público. Veja a íntegra da proposta de governo de Pedrinho Eliseu

Helder Bovo

Número de páginas: 05

APRESENTAÇÃO: O candidato Helder Bovo dividiu o plano de governo 15 áreas, entre elas a saúde, na qual pretende entrega de Medicamentos a domicilio e treinamento epidemiológico; convênio com Universidades para o Hospital da Zona Leste com Médicos Terceirizados; Informatização Geral (agendamento, exames, medicamentos); Lixo –  Construção de Usina de geração de energia, gás, adubo e outros, Aterro Terceirizado.

Entulho – Construção de usina de transformação de entulho em matéria prima para construção e galhos para adubo terceirização; Água – Construção de  poços artesianos, Recuperar os Reservatórios, Captação de  água dos ribeirões e leva-la para a represa; Esgoto – Recuperação da ETE e Terceirização.

Criação de um macro anel viário entre a Anhanguera e a Estrada de Araras-Conchal  Bairro Marimbondo; Incentivo ao pequeno comerciante ou indústria que já esta na cidade; Buscar novas empresas; Regulamentar os ambulantes e autônomos através de cursos e outras melhorias; Fomentar e apoiar o artesanato; Extinção dos cargos em comissão permanecendo somente secretários e  um diretor por secretaria e transformar os que são necessários em cargos de carreira assumidos pelos funcionários públicos.

Segurança Pública 

Informatização e colocação de câmeras de segurança monitoramento on-line (muralha digital); Transformação da GUARDA MUNICIPAL em Autarquia com repasse de recursos e geração de receita própria.

Projeto de fornecimento de hortifrutigranjeiros para a educação diretamente dos produtores rurais e assentamentos de nossa cidade através de convênio e cooperativas; Veja a íntegra da proposta de governo de Helder BovoFeiras livres em todos os bairros com estrutura montada pela Prefeitura. 

Junior Franco 

Número de páginas: 39

APRESENTAÇÃO: ARARAS é uma cidade promissora, com enorme potencial de crescimento e desenvolvimento, têm em sua base econômica as indústrias, usinas, comércio e o turismo. Hoje se apresenta como um ótimo lugar para se viver.

A construção de uma nova Araras é a idealização de um projeto que compartilhamos, e convidamos todos os cidadãos para estarem junto conosco na concretização desse ideal.

Queremos, não apenas cuidar e melhorar o lugar onde vivemos, mas fazer algo novo, fazer nossa Cidade cada dia melhor. Temos como princípios, os valores em favor da Família e do Cidadão, honestidade, trabalho, respeito, transparência e paixão pela nossa cidade e pelas pessoas que aqui vivem, a estes, o nosso compromisso pessoal.

Nosso empenho é de trabalhar para as pessoas, por isso queremos promover uma gestão comprometida com a excelência, onde o combate ao desperdício e a corrupção são o norte da nossa administração. Iremos incrementar a maneira democrática e participativa a integração da sociedade nas diretrizes e decisões da nossa gestão através da implantação do Orçamento Municipal Popular, de forma integrada com a gestão e todos que compõem a administração municipal. Na nossa administração não faltará dedicação, respeito e carinho ao povo e a esta cidade que tanto amamos.

O objetivo fundamental será o de aprimorar o modelo atual de Gestão na administração municipal, propondo e executando projetos estruturantes a serviços da população, onde iremos estabelecer metas e resultados altamente positivos em todas as áreas de atuação do Governo. Nossa Gestão terá foco em instrumentos de planejamento e acompanhamento de metas pautadas na disciplina da execução orçamentária e na implantação de planos e projetos para a concepção de novas soluções para a cidade de Araras. A implementação das nossas ações levará o município a ter o seu papel de protagonismo no nosso Estado, para que com muito trabalho e dedicação possamos readquirir o respeito junto a sociedade Ararense, tão maltratada por várias administrações.

O nosso Plano de Governo representa o desafio para um modelo de gestão de alto desempenho. As propostas contemplam objetivos e projetos ambiciosos, com envergadura e complexidade que demandarão uma administração extremamente dedicada e competente, com diálogo, transparência, muito próxima das pessoas e conhecedora das necessidades dos ararenses.

Eu, Rubens Franco Junior, e meu vice, José Carlos Carleto Denardi, temos o compromisso de uma gestão com União, Diálogo e Trabalho para seguir em frente, com a participação da sociedade e transparência em todos os atos administrativos, liderando com motivação e empenho um novo tempo para Araras. Veja a íntegra da proposta de governo de Junior Franco