Elektro investe em plataforma chatbots da Nama para garantir atendimento a distância aos clientes

Por conta da pandemia de Covid-19, empresa adotou a inteligência artificial de chatbots para restringir o atendimento presencial e evitar a propagação do vírus. Mais de 190 mil atendimentos já foram realizados pela plataforma, com índice de efetividade superior a 90%.

Em meio à pandemia do Covid-19 (Coronavírus), muitos dilemas foram lançados ao mundo, sobretudo os que se referem a atendimento ao cliente. Diversas companhias precisaram alterar a dinâmica de atendimento, suspendendo a modalidade presencial. Este é o caso da Elektro, que como forma de prevenção ao contágio pela doença, optou por iniciar atendimentos via WhatsApp, por meio de uma tecnologia de chatbots desenvolvidos pela Nama, empresa brasileira responsável por uma plataforma de inteligência artificial.

A nova modalidade de atendimento poderá ser acionada diretamente pelo cliente, por meio do aplicativo de mensagens no número da distribuidora ou por meio de um Código QR, que direciona o usuário aos diversos serviços que podem ser resolvidos de maneira remota. Lançada no dia 20 de março, em pouco mais de um mês a solução já realizou mais de 190 mil de atendimentos, tendo um índice de efetividade superior a 90% das solicitações, sendo muito importante para os clientes durante a quarentena.

“A qualidade no atendimento ao cliente sempre foi uma das nossas preocupações, não sendo diferente neste momento de restrição de circulação, onde precisamos, por precaução, fechar nossas lojas de atendimento. Com os chatbots, o cliente pode, facilmente, resolver mais de 50 solicitações como dúvidas básicas de fatura, verificação de manutenções programadas, emissão de segunda via, além de serviços mais complexos como o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, onde contamos, também, com auxílio do atendimento humano. Decidimos usar a tecnologia a favor dos nossos clientes, proporcionando qualidade de atendimento e ajudando a diminuir a propagação do novo coronavírus”, afirma Sebastião Elias, Superintendente de Relacionamento com o Cliente.

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Para Rodrigo Scotti, CEO da Nama, “esta é uma oportunidade para a comunidade científica se unir e usar a criatividade não só para viabilizar atendimentos remotos, mas também para garantir a continuidade de negócios da melhor maneira. As companhias podem e devem usufruir de tecnologia para manter suas atividades e saírem desta crise mais fortes e mais estruturadas do que antes”.

Whatsapps​ Elektro:​

Elektro: (19) 2122-1696

Sobre a Elektro
Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

Sobre a Nama

A Nama é uma das líderes em conversas automatizadas no Brasil, mantendo os casos de negócios impactantes em Customer . A empresa combina a inteligência humana e Inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor em grande escala. Ao descomplicar a IA aproximando empresas e consumidores de um amanhã cada vez mais presente, a Nama propicia ganho de escala, redução de custos, aumento da rentabilidade e geração de valor para grandes companhias e entidades de diversos setores.