Em 10 meses, Prefeitura Municipal disponibilizou mais de 13 milhões e 190 mil medicamentos à população de Araras, SP

Ao todo, foram realizados 273.649 atendimentos nas Farmácias Públicas da Rede Municipal; além disso, munícipes podem adquirir remédios no Programa Farmácia Popular, Farmácia de Alto Custo e na Farmácia de Processo Administrativo.

Nos dez primeiros meses de 2021 (janeiro a outubro), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizou mais de 13 milhões e 190 mil medicamentos à população ararense.

Ao todo, foram realizados 273.649 atendimentos nas Farmácias Públicas da Rede Municipal – medicamentos recebidos pelo Programa Estadual Dose Certa e adquiridos/comprados pelo município. “Se o paciente for cadastrado na rede, basta comparecer a uma das farmácias com a receita, o RG e o Cartão do SUS. Em caso de pacientes que nunca pegaram medicamentos, eles têm obrigatoriamente que realizar cadastramento, apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço do município”, explicou a enfermeira da Rede, Viviane Mometti Orzari.

As seis Farmácias Públicas estão localizadas na ESF Francisco Nicola Cascelli (Parque das Árvores), UBS Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), UBS José Fiori (jardim Nova Suíça), CAM Guerino Bertolini (José Ometto II), ESF Jerônimo Ometto (Jardim Cândida) e no Ambulatório de Saúde Mental Agnaldo Bianchini (Jardim Campestre).

“No Bianchini, há somente os medicamentos psicotrópicos de uso controlado. No Jerônimo Ometto, há os psicotrópicos e os classificados pelo Ministério da Saúde como essenciais. Já nas demais farmácias, somente os essenciais”, acrescentou a enfermeira.

Alternativas

Além das Farmácias da Rede Municipal, há outras três formas de Assistência Farmacêutica na cidade, onde os munícipes podem adquirir remédios:

– Programa Farmácia Popular: onde as farmácias privadas do município se cadastram ao Governo Federal e entregam medicamentos com custo reduzido ou até gratuito;

– FAC (Farmácia de Alto Custo): cuja aquisição de medicamentos é exclusivamente do Estado, cabendo ao município somente a entrega;

– Farmácia de Processo Administrativo: Munícipes que necessitam de medicamentos que não estão incluídos nas três opções anteriores (Farmácias da Rede, FAC e Farmácia Popular) podem solicitar por meio de um processo administrativo no Ganha Tempo. Este processo será avaliado por uma Comissão Farmacêutica (composta por um farmacêutico, médico e assistente social), se a documentação estiver correta, será estabelecido um retorno no prazo de até 20 dias.

“Tendo a receita, seja ela do SUS ou rede particular, toda a documentação correta e morando no município, os medicamentos estão disponíveis a todos”, finalizou Viviane.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522 (Secretaria Municipal da Saúde).

Farmácias Públicas da Rede Municipal

– PSF Francisco Nicola Cascelli (Parque das Árvores)

– UBS Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

– UBS José Fiori (Jardim Nova Suíça)

– CAM Guerino Bertolini (José Ometto II)

– ESF Jerônimo Ometto (Jardim Cândida)

– Ambulatório de Saúde Mental Agnaldo Bianchini (Jardim Campestre)

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP