Embraer anuncia parceria com EDP em projeto de avião elétrico

Acordo entre empresas é para criação de aeronave 100% elétrica.

A Embraer anunciou nesta sexta-feira (20) uma parceria com o grupo de energia EDP Brasil para desenvolver uma aeronave elétrica. O valor do projeto não foi divulgado e o primeiro voo tem previsão para 2021.

De acordo com o comunicado da fabricante de aviões brasileira, o grupo EDP fez um “um aporte financeiro para a aquisição da solução de tecnologia de armazenamento de energia e recarga do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica, que utiliza um EMB-203 Ipanema como plataforma de testes”.

O principal desafio, segundo a Embraer, será avançar no conhecimento de tecnologias de armazenamento de energia e recarga de baterias para a aviação. Além da EDP Brasil, a Embraer tem parceria com a fabricante brasileira de motores elétricos Weg, firmada em 2019.

clique na imagem e saiba mais

Na prática, quando lançado, o avião elétrico deve contribuir inicialmente para a mobilidade aérea urbana regional, com uso em aeronaves de pequeno porte e voos de curta distância. O avião elétrico também é uma aposta para tornar mais sustentável as operações do setor aeronáutico.