Empregada doméstica gestante tem estabilidade?

Para responder a essa questão, consultamos a advogada Francielli Palma Maciel, especialista em direito trabalhista em Araras, SP.

“Trabalho como empregada doméstica e tenho a minha carteira assinada. Descobri recentemente que estou grávida e tenho medo que meus patrões me demitam. Gostaria de entender melhor quais são os meus direitos”.

Essa foi a pergunta de uma leitora do site repórter Beto Ribeiro. Para responder a essa questão, consultamos a advogada Francielli Palma Maciel, especialista em direito trabalhista em Araras, SP.

Segundo a advogada, a empregada gestante possui estabilidade no emprego a partir do momento em que comunica a gravidez ao empregador, conforme estabelece a Lei nº 11.324, de 19 de julho de 2006. “O art. 4º-A da lei é claro: é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto”, destaca.

Francielli ressalta que, caso o patrão demita a empregada grávida sem justa causa, deverá pagar todos os salários correspondentes ao período de licença a que a empregada teria direito, além dos outros direitos trabalhistas. Após o nascimento do bebê, a empregada terá direito a 120 dias de licença-maternidade sem prejuízo do emprego e do salário, inclusive em casos de parto antecipado.
“No período da licença-maternidade receberá o salário diretamente pela Previdência Social no valor correspondente ao do seu último salário de contribuição. Caberá ao empregador recolher a parcela da contribuição do INSS como empregador doméstico mais o FGTS, através do eSocial, sendo que a parcela devida pela empregada doméstica será descontada pelo INSS no pagamento do benefício do Salário Maternidade”, explica Avelino.
Essa proteção visa garantir segurança e estabilidade para as empregadas domésticas durante a gestação e o período pós-parto, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado, salienta a advogada.

 

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Kléber Luzetti orienta consumidores sobre compras online não entregues: “Você tem direito à devolução do valor pago ou à entrega imediata”

Segundo o advogado, o prazo de entrega deve estar claramente indicado no momento da compra.Com...

Cemmil divulga resultados das provas práticas e de aptidão física em Araras, SP

Listagens estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico; classificação final será publicada no dia 11 de...

“Voltei pra casa feliz por ver meu sobrinho sendo bem cuidado”, diz mulher ao visitar paciente no Hospital São Leopoldo Mandic em Araras, SP

“Foi minha primeira vez no hospital e fiquei encantada com a limpeza, o acolhimento e...

Últimas Notícias