O advogado ressalta que, caso o empregador não regularize a situação, o trabalhador poderá buscar seus direitos na Justiça do Trabalho.

Trabalhar sem registro em carteira ainda é uma realidade para muitos brasileiros. No entanto, o advogado Dr. Willian Cassiano destaca que, mesmo sem a formalização do vínculo empregatício, o trabalhador tem direito a todos os benefícios previstos na legislação trabalhista.
“Se uma pessoa trabalha com subordinação, assiduidade, recebe salário e cumpre horário determinado pelo empregador, ela é empregada considerada, independentemente de ter ou não a carteira assinada”, explica o Dr. Willian Cassiano.
Entre os direitos garantidos ao trabalhador estão:
✅ Salário compatível com a função
✅ Férias remuneradas
✅ 13º salário
✅ Depósito do FGTS
✅ Horas extras, se houver
✅ Adicional noturno e insalubridade (se aplicável)
✅ Seguro-desemprego em caso de demissão sem justa causa
O advogado ressalta que, caso o empregador não regularize a situação, o trabalhador poderá buscar seus direitos na Justiça do Trabalho. “É possível comprovar o vínculo por meio de provas como mensagens, e-mails, registros de ponto, testemunhas e até mesmo comprovantes de pagamento”, enfatiza.
Para evitar prejuízos, Dr. Willian Cassiano orienta os trabalhadores a sempre exigirem o registro formal e, em caso de descumprimento, buscarem consultoria jurídica especializada.
🔹 Tem dúvidas sobre seus direitos trabalhistas? Procure um advogado e garanta o que é seu por direito!
