Estado de SP abre inscrições gratuitas para webinário sobre Ensino Superior inclusivo

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO 17.03.2012 Instalações da ETEC -Centro Paula Souza no municipio de São José do Rio Pardo inaugurado pelo Governador Geraldo Alckmin. Foto: José Luis da Conceição/Governo SP

Evento online tem como objetivo levantar debates sobre como garantir acesso e permanência de alunos com deficiência.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriram as inscrições gratuitas para o “Webinário Internacional Ensino Superior Inclusivo: como garantir o acesso e permanecia de alunos com deficiência”, que será realizado no dia 29 de outubro, das 16h às 18h (horário de Brasília), com transmissão no canal do YouTube da TV Unesp.

A iniciativa, que tem como parceiros a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Centro Paula Souza (CPS) irá abranger a experiência e abordagem internacional, em que serão apresentados os principais desafios à garantia do ensino superior inclusivo, boas práticas e novos recursos de acessibilidade e inclusão para melhorar o acesso e permanência do aluno com deficiência.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, hoje no Estado de São Paulo, os alunos com deficiência no ensino superior representam 0,45% dos universitários. Além disso, apenas 12% deles estudam em instituições públicas.

clique na imagem e saiba mais

Temas

Com especialistas de áreas nacionais e internacionais, o webinário retratará reflexões em quatro temas: “Design Universal para aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) Europeias”; “A inclusão no ensino superior em Portugal”; “Perspectivas para o ensino superior inclusivo no Brasil: das rotas dos sujeitos à emergência de saberes” e “Práticas desenvolvidas pelas Universidades Públicas Paulistas”.

A transmissão será acessível, contará com intérprete de libras e tradução para a língua portuguesa. As inscrições são gratuitas. Para o cadastro, mais informações e apresentações dos palestrantes, acesse o link: https://forms.gle/TEuT7ro3LT4hgy9p6.