Estudante ararense da TCO está na semifinal da Olimpíada da Língua Portuguesa

Evento tem cinco categorias – Poema, Conto, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário – com o tema O lugar onde eu vivo.

A aluna do 9º ano da Emef Thereza Colette Ometto, Michele de Souza Pereira, participou da semifinal da 6ª edição Olimpíada de Língua Portuguesa, em São Paulo. A edição abrangeu 4.876 municípios e teve 171.035 estudantes inscritos, somando as cinco categorias que são Poema, Conto, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário. O tema foi ‘O lugar onde eu vivo’.

Michele é uma das 125 finalistas e está concorrendo com a crônica “Pipoca Mágica”, que retrata uma tradição da cidade. “Escrevi um texto contando minha experiência e de vários ararenses que vão à missa, à praça e depois disso vão comer a melhor pipoca de Araras: a pipoca do Seu Zé”, contou a aluna.

A estudante da rede municipal de ensino foi orientada pela professora Márcia Benedita Arnosti Siqueira e acompanhada pela professora Maria Gloria Sachi Amaral Bizon. Michele conquistou no dia 23 de outubro uma medalha de bronze na 1ª oficina, o que segundo ela foi uma surpresa: “Não esperava chegar à semifinal. Foi uma experiência incrível conseguir ser uma das primeiras ararenses a ser selecionada nas Olimpíadas de Língua Portuguesa”, completou.

Mais de cinco milhões de alunos participaram das oficinas de leitura e escrita realizadas para as produções textuais. Ao todo, 42.086 escolas e mais de 85 mil professores participaram da Olimpíada.

“Ver uma aluna da rede municipal de ensino se destacando em um evento dessa grandeza é motivo de muito orgulho para todos nós. É saber que estamos no caminho certo, oferecendo educação de qualidade aos  nossos alunos”, comentou o secretário de Educação, Bruno Roza.

A próxima fase é a Etapa Nacional, que ocorre no dia 28 de novembro e vai selecionar 28 estudantes ganhadores. Os nomes serão divulgados no dia 9 de dezembro.

 “É muito mais que um concurso de redação. Chegar à semifinal foi um grande feito e toda a escola está motivada a participar da próxima edição, daqui dois anos. Estou muito satisfeita”, disse a professora Márcia Siqueira.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

 

Clique aqui e veja a crônica “Pipoca Mágica”

Clique aqui e saiba mais sobre a participação da ararense nas Olimpíadas