Estudantes criam aplicativo para prevenir o suicídio

Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp


O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo.

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Isso representa cerca de 800 mil pessoas por ano. Os dados são do relatório ‘Suicide in the world – Global Health Estimates’, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

Com o objetivo de chamar a atenção para o tema e prevenir casos de suicídio, as estudantes Anna Carolina Ferronato, Jhuly Carvalho, Clara Noemi Pithon da Silva, Ana Júlia Giacomeli e Emanuela Maraskin, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Xanxerê, criaram o aplicativo Safe Tears, que em português significa “lágrimas seguras”.

A interface do aplicativo possui um copo e, conforme o usuário vai respondendo questões pessoais, o objeto se enche de lágrimas virtuais.  Com até 50% do copo cheio, o usuário recebe mensagens motivacionais para não ficar triste. Acima disso, ele é orientado a procurar ajuda profissional. Ainda é possível cadastrar uma pessoa de segurança no aplicativo, para que ela fique ciente sobre o estado mental do paciente.

O projeto foi um dos finalistas da ‘Technovation Challenge’, competição que ocorreu em agosto deste ano, nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre o app, acesse a página do time de estudantes no Facebook.

Fonte: Ministério da Educação