Estudantes da Escola Baruto conquistam vice-campeonato em Olimpíada de Foguetes no RJ

Jovens da EE Dr. Maximiliano Baruto de Araras ficaram na frente de escolas particulares em evento no Rio de Janeiro.

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, estudantes da Escola Estadual Dr. Maximiliano Baruto de Araras (SP), em Barra do Piraí (RJ), brilharam na Jornada de Foguetes, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com apoio de professores e parceiros, os alunos conquistaram o título de vice-campeões, superando também escolas particulares e mostrando o poder da educação pública.

A iniciativa começou com os professores Juliana Machado, Suzana Peres e Paulo Vechetin, que decidiram inscrever os alunos na competição. A participação ganhou força com o apoio da FHO Uniararas, que enviou o professor Dawson, especialista em foguetes, para orientar os estudantes em todas as etapas, desde a construção do projeto até os lançamentos que garantiram a classificação para a jornada no Rio de Janeiro.

Além do técnico, a FHO Uniararas viabilizou a viagem dos alunos, cobrindo todas as despesas. A equipe foi representada pelos estudantes Davi e José Daniel, que embarcaram para o evento acompanhados dos professores. Durante três dias, eles participaram de diversas atividades e realizaram o lançamento do foguete, conquistando o segundo lugar na competição.

A diretora da escola, Jacqueline, foi uma peça fundamental nesse processo, apoiando a equipe desde o início. Além disso, patrocinadores ajudaram com os custos da construção da base de lançamento, uniformes e alimentação durante a viagem.

A conquista não apenas trouxe orgulho para os alunos e professores, mas também reforçou o papel da educação na transformação de vidas. “Nosso objetivo sempre foi mostrar que, independentemente da origem, nossos estudantes podem alcançar grandes feitos com dedicação e esforço. A escola é a maior parceira nessa caminhada”, destacou a professora Juliana.

A experiência serviu como um incentivo para que mais estudantes acreditem no próprio potencial e se envolvam em olimpíadas científicas. “Essa vitória prova que o estudo pode levar qualquer um a grandes conquistas. Agora, queremos incentivar ainda mais alunos a participarem e sonharem alto”, concluiu a professora Suzana.

Artigos Relacionados

Prefeitura firma acordo com Comitê Paralímpico para promover esporte nas escolas de Araras, SP

Professores e gestores poderão realizar cursos de formação e inclusão; assinatura aconteceu nesta terça-feira (8).A...

Escola Legislativa promove reflexão sobre bullying na Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra” em Araras, SP

Mais de 280 alunos dos 6º, 7º, 8º anos do ensino fundamental e do 1º...

COMBATE À DENGUE: Prefeitura promove ação em escolas municipais de Araras, SP

Alunos da Emeief Carlos Giovani Boles, no Parque Dom Pedro, assistiram uma peça teatral interativa,...

Últimas Notícias